Você sabe o que é Cartografia?

Cartografia é a ciência que representa de forma gráfica, uma área geográfica e, ou uma superfície plana. É um estudo que atua na concepção, a produção, divulgação, representação e todo o processo de criação e veracidade dos mapas.

Esse é um campo de estudo em constante mudança, no sentido mais amplo inclui desde a recolha até a avaliação e processamento dos dados de origem. Além da representação física, a cartografia é utilizada também para ilustrar a realidade social, econômica, histórica, política e cultural de uma determinada região ou país.

Você também pode se interessar por:
Talibã: O Que Você Precisa Saber
O Processo De Formação Do Território Brasileiro
Entenda tudo sobre Mudanças Climáticas
O Que é e Para que Serve a ONU
O Que São Créditos De Carbono

O que é

O estudo dos mapas pode ser definido como uma mistura de ciência, arte e tecnologia, sendo que esse é um processo que envolve mais de um indivíduo. A cartografia envolve, além da elaboração, a investigação científica do local, envolvendo a matemática, história e tecnologia.

Atualmente, a cartografia desempenha papel na compreensão de fenômenos sociais e geográficos, sendo envolvida no uso da terra, na previsão do tempo, no manejo florestal e na construção de estradas.

Questões como a localização de riquezas minerais, respostas rápidas a emergências e, até, a navegação dependem dos estudos cartográficos.

Você sabe o que é cartografia?
Você sabe o que é Cartografia?

Você também pode se interessar por:

História da Cartografia

A cartografia era utilizada desde a pré-história para representar os territórios propícios à caça e pesca. Na Babilônia, a ciência demonstrava o mundo achatado, em forma de disco, o famoso terraplanismo.

Ptolomeu estabeleceu esboços em oito volumes a fim de demostrar a forma esférica da Terra, esses modelos foram usados na Idade Média para demonstrar a distribuição dos continentes europeu, asiático e africano, que eram separados por um “T”, formado pelo Mar Mediterrâneo e o Rio Nilo.

Foi durante as Grandes Navegações, que foi percebida a necessidade de buscar de novas técnicas cartográficas e representações sistemática da superfície.

Você sabe o que é cartografia?
Você sabe o que é Cartografia?

Coordenadas Geográficas

As coordenadas geográficas são utilizadas para localizar um determinado ponto na superfície terrestre. Para isso são utilizadas as medidas que indicam a latitude e a longitude. Ambas indicam a medida em relação à Linha do Equador e ao Meridiano de Greenwich, representados em graus.

A latitude representa os paralelos do Equador na latitude de 0º a qualquer ponto no sentido do Hemisfério Norte (N) ou Hemisfério Sul (S) em variação de 0º a 90º, positiva e negativa, respectivamente.

Já a longitude é usada para representar os meridianos, partindo de Greenwich a qualquer ponto da superfície da Terra no sentido Leste (E) ou Oeste (W). A longitude varia de 0º a 180º. Da mesma forma, oriental negativa e ocidental positiva.

FAQ – Perguntas frequentes

O que é a cartografia na geografia?

Hoje entendemos cartografia como a representação geométrica plana, simplificada e convencional de toda a superfície terrestre ou de parte desta, apresentada através de mapas, cartas ou plantas. … Todo produto cartográfico é sempre útil e válido para uma de terminada aplicação, em um determinado instante do tempo.

Qual é o principal objetivo da cartografia?

cartografia é a ciência que se dedica à representação do espaço geográfico por meio do estudo, análise e confecção de cartas ou mapas. Os seus produtos, entretanto, não se limitam aos mapas: plantas, croquis e o globo terrestre são outros resultados diretos da aplicação dos conhecimentos cartográficos.

O que são elementos da cartografia?

Os elementos de um mapa são: título, legenda, escala, orientação e projeção cartográfica. Todos eles ajudam-nos a ler e a compreender as representações que os mapas possuem. … Em geral, os mapas costumam apresentar as seguintes composições: título, orientação, legenda, escala e projeção cartográfica.

Quais são os elementos representados nos mapas políticos?

Um mapa político serve para indicar a divisão administrativa de países, estados, províncias e cidades. O mapa-múndi político, por exemplo, mostra o planeta Terra dividido em países. Nos mapas políticos, além de mostrar a divisão dos países, estados e etc., também é mostrado o nome destes locais.

Gostou do conteúdo? Que tal dar uma olhadinha em outros assuntos?

Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para ficar por dentro de tudo!

Deixe um comentário