Correio Eletrônico: Um guia completo e fácil em 6 passos

O correio eletrônico ou e-mail é bastante usado há alguns anos como uma maneira de se comunicar. Mas você sabe as características dessa ferramenta? Se a resposta for não, é melhor ler este artigo até o final. O correio eletrônico está entre um dos assuntos mais cobrados em provas de concursos públicos nas questões de informática. Dominar a ferramenta é importante também para o dia-a-dia. Atualmente o e-mail é bastante utilizado por usuários e empresas que desejam se comunicar de maneira rápida e segura.

  • Conceito
  • Tipos de mensagens
  • Protocolos
  • Programas de clientes
  • Webmail
Correio eletrônico é mais conhecido como e-mail que é o termo em inglês
Correio eletrônico é mais conhecido como e-mail que é o termo em inglês

O que é correio eletrônico?

Inventado por Ray Tomlinson, na década de 70, o correio eletrônico é utilizado principalmente na internet, através de um modelo de armazenamento e encaminhamento em que servidores de e-Mail, que aceitam, encaminham, entregam e armazenam mensagens eletrônicas.

Dúvidas sempre surgem quando o assunto é informática, então que tal dar uma olhada nessa coleção completa sobre informática para concursos e vestibulares que produzimos especialmente para você!

Quando a gente pensa em correio eletrônico precisamos primeiro analisar seu conceito: é um serviço de envio de recebimento de mensagens, de modo asíncrono. É um serviço onde o usuário pede pra redigir a mensagem e a envia do seu computador até o servidor de e-mail da sua conta de origem. A partir daí o servidor de e-mail dessa conta de origem envia essa mensagem até o servidor de e-mail da conta de destino e essa mensagem fica armazenada na caixa postal do destinatário.

O que vai acontecer a partir daí que é muito importante. Este usuário destinatário final agora acessa sua caixa postal e solicita então o recebimento desta mensagem também em processo assíncrono, porque o remetente da mensagem e o destinatário não precisam estar simultaneamente conectados ao mesmo momento para que haja comunicação.

Diferença entre correio eletrônico e chat

Outro ponto importante aqui é a diferenciação que a gente pode fazer o serviço de e-mail e as salas de bate-papo.
No serviço de correio eletrônico o serviço de transmissão das mensagens é assíncrona, diferente dos chats, que são síncronas, ou seja, tanto o remetente como destinatário vão estar conectados simultaneamente, trocando essas mensagens em tempo real em salas de bate-papo.

E-mail vs chat
Email vs chat

Protocolos para correio eletrônico

Existem também os protocolos mais utilizados para envio e o recebimento das mensagens. Exemplo: eu estou redigindo uma mensagem de e-mail no meu computador e clico em enviar. O protocolo utilizado nesse caso chama-se servidor SMTP (Simple Mail Transfer Protocol – protocolo de Transferência de Correio Simples), que é protocolo padrão para o envio das mensagens de correio eletrônico.

Já o protocolo que permite o recebimento de entrada das mensagens de correio eletrônico chama-se POP3 (Post Office Protocol – Protocolo dos Correios). Nele é permitido que ocorra o acesso remoto da caixa de entrada de um e-mail e transferir as mensagens para dispositivos locais como smartphones, computadpres e tablets.

Existe também um outro processo chamado IMAP (Internet Message Access Protocol – Protocolo de Acesso a Mensagem da Internet). Ele também funciona como protocolo de recebimento de mensagem, só que superior ao POP3. Neste caso as mensagens ficam em um servidor padrão sendo possível acessar somente através de um software escolhido. Sendo assim, pode-se ter acesso às mensagens de qualquer outro dispositivo. É permitido ainda compartilhar caixas postais com pessoas de um mesmo grupo de trabalho e buscar por palavras-chave.

Programas de clientes e Webmail

Outro assunto que é bastante solicitado em questões de prova é a diferenciação entre programas de clientes e web mail. Programas de clientes de e-mail são aqueles programas que eu instalo no meu computador para enviar receber armazenar e organizar as mensagens de correio eletrônico, como por exemplo o antigo Outlook Express, que foi muito utilizado e cobrado em prova de concurso, o próprio Microsoft Office Outlook através do Outlook 2010 e 2013 e o Mozilla Tunderbird. Todos esses exemplos de programas que eu instalo do meu computador para enviar, receber, armazenar e organizar mensagens de correio eletrônico.

Vamos falar agora sobre o significado do termo webmail. Isso quer dizer que o acesso ao correio eletrônico acontece através da web, usando um navegador em um computador conectado à internet. Nesse caso o acesso ao e-mail ocorre através das páginas da web, mas sem usar um programa específico de e-mail e sim usando o navegador, um browser.

Hoje boa parte das pessoas quando estão no seu cotidiano hoje acessam muitas mensagens de e-mail através de sistemas webmail. É muito difundido hoje. Existem vários sistemas web mail disponíveis no mercado, como o gmail. O google oferece através do gmail uma conta de email para que você possa acessar.

Benefícios do uso do correio eletrônico

  • Rapidez. O destinatário recebe sua mensagem assim que abre o email.
  • Considerado seguro
  • Com custo baixo ou gratuito.
  • O usuário pode anexar documentos, fotos e outros arquivos no email para o compartilhamento de informações.

Quais são os campos de endereçamento do correio eletrônico?

No campo de endereçamento de e-mail existe um padrão para o formato de uma mensagem. No cabeçalho por exemplo existem os campos to/para, CC/CC, BCC/CCO, Attachment/Anexo, Subject/Assunto e o espaço para escrever que equivale ao corpo da mensagem. Existem programas que fazem a verificação de alguns itens, como por exemplo quando não existe a especificação do assunto ou não há texto, aparece a pergunta se o usuário deseja seguir com a mensagem mesmo assim.

O campo To, ou destinatário precisa ser preenchido para o envio do e-mail. Por exemplo: [email protected]. Essa parte deve ser inserida com atenção, pois qualquer equívoco de letra pode enviar uma mensagem para outro usuário.

Cópia e cópia oculta

Já a sigla que muita gente tem dúvida quando se fala em correio eletrônico é a CC, que quer dizer com cópia. Outra sigla curiosa é a BCC, que quer dizer com cópia oculta.

A primeira se refere a um usuário que vai receber uma cópia da sua mensagem. O destinatário vai saber que a mensagem foi enviada a esta outra pessoa.

No caso do Com cópia oculta ele tem a mesma função, mas não será possível que o destinatário veja que você enviou a mesma mensagem para outros usuários de correio eletrônico.

Assunto e anexo

Este campo é onde o usuário insere o título da mensagem. Deve ter um tema fácil de ser encontrado em buscas posteriormente. Já através do anexo é possível fazer o envio de qualquer tipo de arquivo junto com a mensagem. Para isso, basta clicar nesse campo para abrir uma janela onde você vai pesquisar os locais onde os arquivos serão encontrados.

Composição do e-mail

As mensagens de correio eletrônico podem ser ou não formais. Caso você opte por um e-mail formal, coloque um cabeçalho com nome da cidade e/ou data seguindo padrões de cartas.

Na maneira informal isso não é necessário. Só não se prolongue muito nos e-email, pois eles não tem esse tipo de finalidade. Caso tenha algo mais longo a ser enviado utilize o campo anexo.

Resposta e encaminhamento

O campo da resposta (reply) aparece para o usuário para que ele possa responder automaticamente o destinatário. Nesse caso a mensagem anterior segue na resposta, mas ela também poderá ser apagada.

Já no campo encaminhamento, também chamado de forward a mensagem deve ser editada para evitar o excesso de símbolos e espaços colocados pelo próprio programa, o que deixa a leitura pouco agradável.

Tem dificuldades em aprendizado? Deseja desbloquear crenças limitantes que o impedem de prosseguir e desenvolver o máximo do seu potencial? Conheça a Aware Academy e descubra os 7 pilares do seu propósito de vida e desperte seu máximo potencial.

Acesse Dicas de Estudo e veja conteúdos que vão te ajudar agora a ter melhores resultados nos seus concursos e vestibulares.

Deixe um comentário