Entenda o que é ecologia

Ecologia é o conceito da biologia que nos permite entender como os seres vivos se relacionam entrei si e no ambiente em que vivem. Com a ecologia podemos entender mais sobre a importância de cada espécie do planeta e também como o ambiente influencia na distribuição e na abundância das diferentes espécies.

 A palavra ecologia deriva do dialeto grego, onde Oikos significa “casa” e Logos significa “estudo”. Dessa forma, podemos dizer que a ecologia é o estudo da casa, em outras palavras, do ambiente onde se vive e das inter-relações dos organismos no meio físico.

Confira assuntos semelhantes aqui.

Conceito

A principio, o termo ecologia foi primeiramente usado pelo estudioso Ernst Haeckel em 1866, na sua obra Generelle morphologie. 

A ecologia apresenta duas subdivisões: autoecologia e sinecologia.

Autoecologia

Onde o objeto de estudo é determinado indivíduo ou uma determinada espécie e como o meio pode influenciar no comportamento, fisiologia e morfologia desse individuo ou espécie em questão.

Sinecologia

Estuda as comunidades, sendo observado não apenas uma espécie, mas sim diversos organismos e como eles se associam e se comportam no meio.

Ecologia deriva do dialeto grego, onde oikos significa "casa" e logos significa "estudo".
Ecologia deriva do dialeto grego, onde Oikos significa “casa” e Logos significa “estudo”.

Níveis na ecologia

Em ecologia, existem 5 níveis de organização para facilitar o estudo, são eles: organismo, populações, comunidades, ecossistemas e biosfera.

Organismo

Indivíduo de uma determinada espécie.

População

Um grupo de indivíduos de uma mesma espécie, que vivem em um determinado local e em um determinado tempo. Em uma população, há a troca de material genético entre os indivíduos.

Comunidade

Conjunto de populações que vivem em uma determinada área e em um determinado tempo. Em uma comunidade, os indivíduos de diferentes espécies interagem entre si.

Ecossistema

Conjunto formado pelos componentes abióticos e bióticos de uma região, garantindo fluxo de energia e a reciclagem da matéria.

Biosfera

Conjunto de todos os ecossistemas do planeta, ou seja, todas as regiões da Terra onde há seres vivos.

Conceitos básicos

Habitat

Onde uma determinada espécie vive, por exemplo, a zebra vive na savana africana, sendo esta, portanto, seu habitat, já a onça pintada vive na Amazônia, então, esse é seu habitat, e assim por diante.

Um habitat ou hábitat é uma área ecológica ou ambiental que é habitada por uma determinada espécie de animal, planta ou outro organismo. O habitat está relacionado ao lugar, ou ambiente físico em que esse organismo vive e onde pode encontrar alimento, abrigo, proteção e companheiros para reprodução

Nicho ecológico

É o modo de vida de determinado organismo.

O nicho ecológico é dividido em dois tipos: 

  • Nicho Ecológico Fundamental: engloba as condições e recursos favoráveis a manutenção de uma população sem a presença de outras espécies. 
  • Nicho Ecológico Realizado: abrange os mesmos fatores, porém com a presença de predadores e competidores

Pirâmide ecológica

Representação gráfica que reproduz os diferentes níveis tróficos de um ecossistema. As pirâmides ecológicas podem ser de três tipos: número, biomassa e energia.

Também chamada de “pirâmide trófica”, é uma representação que mostra, mediante retângulos horizontais sobrepostos, a biomassa em cada nível trófico de um determinado ecossistema. 

Relações ecológicas

São as diversas interações estabelecidas entre os seres vivos. Podem ser intraespecíficas, quando envolvem indivíduos da mesma espécie, ou interespecíficas, quando ocorre entre indivíduos de espécies diferentes.

Podem ser classificadas em harmônicas e desarmônicas, devido aos benefícios e malefícios advindos da interação em questão.

As relações ou interações ecológicas são os efeitos que os organismos em uma comunidade têm um sobre o outro. No mundo natural, nenhum organismo existe em absoluto isolamento e, portanto, cada organismo deve interagir com o meio ambiente e outros organismos.

Cadeia alimentar

Sequência pela qual a matéria e a energia são transferidas de um nível trófico a outro, mostra uma sequência de seres vivos que servem de alimento para outros, iniciando-se com os organismos produtores. Veja o exemplo

Pirâmide ecológica representando corujas, cobras, pássaros menores, gafanhotos e plantações
Pirâmide ecológica representando a cadeia alimentar das corujas, cobras, pássaros menores, gafanhotos e plantações

Na cadeia alimentar, organismos estabelecem relação de alimentação em um ecossistema. A cadeia é composta por produtores, consumidores e decompositores. No meio ambiente, os seres vivos interagem entre si, transferindo matéria e energia por meio de nutrição.

Teia alimentar

Conjunto de várias cadeias alimentares interligadas, onde um mesmo organismo pode estar em diferentes níveis tróficos.

É também chamada de rede alimentar. A teia alimentar representa as muitas relações entre os organismos de um ecossistema.

FAQ – Perguntas frequentes

O que é ecologia?

É o conceito da biologia que nos permite entender como os seres vivos se relacionam entrei si e no ambiente em que vivem.

O que é autoecologia?

Parte da ecologia onde o objeto de estudo é determinado indivíduo ou uma determinada espécie e como o meio pode influenciar no comportamento, fisiologia e morfologia desse individuo ou espécie em questão.

O que é sinecologia?

Parte da ecologia que estuda as comunidades, sendo observado não apenas uma espécie, mas sim diversos organismos e como eles se associam e se comportam no meio.

Quantos níveis são estudados?

Existem 5 níveis de organização para facilitar o estudo, são eles: organismo, populações, comunidades, ecossistemas e biosfera.

O que é um organismo?

Indivíduo de uma determinada espécie.

O que é uma população?

Um grupo de indivíduos de uma mesma espécie, que vivem em um determinado local e em um determinado tempo. Em uma população, há a troca de material genético entre os indivíduos.

O que é uma comunidade?

Conjunto de populações que vivem em uma determinada área e em um determinado tempo. Em uma comunidade, os indivíduos de diferentes espécies interagem entre si.

O que é um ecossistema

Conjunto formado pelos componentes abióticos e bióticos de uma região, garantindo fluxo de energia e a reciclagem da matéria.

O que é uma biosfera?

Conjunto de todos os ecossistemas do planeta, ou seja, todas as regiões da Terra onde há seres vivos.

Existem quantos conceitos básicos?

Existem seis conceitos básicos para estudar ecologia, são eles: habitat, nicho ecológico, pirâmide ecológica, cadeia alimentar e teia alimentar

Se gostou do conteúdo, não se esqueça de compartilhar e também não deixe de nos seguir nas redes sociais.

Deixe um comentário