Ética e Moral: O Estudo do Comportamento Social

Você sabe a diferença entre ética e moral? Para estabelecer as diferenças entre ética e moral, podemos começar pela raiz etimológica. Ética, deriva da palavra grega êthos, carregando o significado de “caráter”. Já a moral, pode ser derivada de uma variante de êthos, éthos, que significa “costume”. No latim, éthos é moris, de onde se origina o ideal de moral.

Sendo assim, ética e moral, significam respectivamente, caráter e costume. Ao destrinchar a definição, basicamente, ética é o comportamento individual e refletido de uma pessoa com base em um código de conduta que, em teoria, deve ser respeitado pela sociedade como um todo. O campo da Filosofia dedicado a estudar as ações humanas e a classificá-las como certas ou erradas, é chamado de ética.

A moral, por sua vez, o costume ou hábito de um povo, ou uma sociedade. Podemos dizer que a moral varia em diferentes povos em diferentes tempos. A moral muda constantemente, pois os hábitos sociais são periodicamente reestabelecidos, variando de acordo com o local em que são observados. Por exemplo, a moral de uma sociedade ocidental cristã vai ser diferente da moral de uma sociedade oriental muçulmana, mesmo que sejam avaliadas dentro do mesmo período de tempo, assim como, a sociedade ocidental cristã atual não tem mais nada a ver com a sociedade ocidental cristã da era medieval.

Dando uma resumida, a moral representa os hábitos e costumes de uma sociedade, enquanto a ética é um comportamento moral individual racionalizado e uma espécie de filosofia da moral.

Confira assuntos relacionados aqui e aqui.

A ética e moral, representam o comportamento moral individual racionalizado e uma espécie de filosofia da moral e os hábitos e costumes de uma sociedade, respectivamente
A ética e moral, representam o comportamento moral individual racionalizado e uma espécie de filosofia da moral e os hábitos e costumes de uma sociedade, respectivamente

Porque estudamos ética e moral?

Apesar de, socialmente, considerarmos a ética e a moral como essencial para a vivência em harmonia, o estudo de ética e moral está muito mais relacionado a compreensão da sociedade do que o ideal de se tornar uma pessoa melhor.

Um indivíduo pode, por exemplo, possuir uma prática ética e moral muito desenvolvida, e ser considerado como uma pessoa moralmente e eticamente exemplar perante a sociedade, sem nunca ter estudado ética e moral propriamente dita, baseando-se apenas nos ensinamentos familiares e histórico de vivência.

Dentro do espectro acadêmico, a ética e moral são utilizados para estudar e entender o funcionamento de uma sociedade, ajudando a compreender questões cotidianas que, de alguma maneira, possuem impacto na comunidade em que vivemos, em todas as comunidades ao redor do mundo e até mesmo nas comunidades que já existiram no passado.

Diferenças sociais são observadas no estudo de ética e moral
Diferenças sociais são observadas no estudo de ética e moral

O que é moral?

A moral, de uma maneira geral, se faz de acordo com a cultura de um determinado local em um determinado período histórico. Normalmente, alguns elementos da sociedade influenciam como a moral é criada, sendo esses elementos a religião, o modo de vida da sociedade, o acesso que essa sociedade tem à informação e alguns recortes sociais. A moral, normalmente, é exposta sobre princípios e, muitas vezes, expressa como normas de proibição e permissão.

O atentado contra a moral e os bons costumes, é um exemplo palpável de como a moral atua na sociedade, isso porque a moral é uma espécie de norma de conduta social que indica algo que é certo ou errado naquela sociedade específica. Devido ao caráter cultural e subjetivo da moral, algo que é permitido em uma determinada sociedade, pode ser proibido em outra. Apesar de várias normas morais se repetirem em determinadas sociedades, elas são, muitas vezes, diferentes porque as sociedades construíram diferentes modos de vida. Aquilo que uma sociedade convenciona como moralmente incorreto pode ser classificado como um tabu.

Um exemplo da diferença moral é: a sociedade brasileira atual considera socialmente aceito que mulheres escolham seus parceiros amorosos, enquanto na sociedade atual indiana, ainda existe uma grande quantidade de casamentos arranjados.

A novela brasileira Caminho das Índias foi uma obra fictícia capaz de exemplificar as diferenças em costumes morais indianos e brasileiros

Exemplos de moral

Como o comportamento moral é moldado social e culturalmente, os tabus e as permissões morais vão sendo moldados de acordo com o desenvolvimento social dos povos. Nesse sentido, vários traços do comportamento humano são modificados.

Moral e sexualidade

A moral, por sofrer influência da religião, pode tratar o sexo e a sexualidade de diferentes maneiras. Em sociedades politeístas antigas, como a grega e a romana, o celibato não era estimulado (ao menos para os homens) como o é nas sociedades ocidentais cristãs, que se formaram a partir do crescimento do cristianismo na Idade Média.

Como a religião cristã baseia-se nas ideias de pecado original e de que o afastamento dos pecados é necessário para a obtenção da graça divina, a moral incorporou a proibição do sexo fora do matrimônio como norma bem como a proibição de relações não-monogâmicas e não-heterossexuais.

homossexualidade é um dos principais tabus conhecidos nas culturas judaico-cristãs e islâmicas. Toda via, na Grécia Antiga, a homossexualidade era um elemento cultural extremamente rotineiro da sociedade, baseado, inclusive, no alto teor patriarcal daqueles povos que tendia a colocar a mulher no como incapaz de oferecer a plenitude espiritual a um homem, e que este só poderia ser plenamente amado por outro homem.

Bem e mal

Nos livros Genealogia da moral e Além do bem e do mal, publicados pelo filósofo alemão Friedrich Nietzsche, é buscada a desconstrução da imagem que a nossa sociedade tem dos valores morais. O filósofo afirma que essa visão é constantemente deturpada pela moral cristã, sendo essa moral, não aplicável a outras religiões ou mesmo a grupos ateístas. Além é claro, do conceito de laicidade, ou seja, a moral religiosa não deve servir de régua para determinar uma sociedade.

O pensador também fala sobre o peso da escolha, por uma ou outra ação, que pode implicar o bem ou o mal. Nietzsche faz questão de deixar claro que esse peso moral, que é considerado correto hoje, nem sempre foi aceito ou valorizado por outras sociedades anteriores ou contemporâneas, porém não cristãs. Segundo Nietzsche, os valores morais vigentes na Modernidade enfraquecem e desvalorizam o que há de mais fortalecedor no ser humano, a sua natureza animal.

Nietzsche foi um pensador critico da moral judaico-cristã
Nietzsche foi um pensador critico da moral judaico-cristã

O que é ética?

Ética é tudo o que diz respeito à ação quando ela é refletida ou pensada. A ética se preocupa com o certo e com o errado, porém não se trata de um conjunto simples de normas de conduta como a moral. Ela promove um estilo de ação que procura refletir sobre o melhor modo de agir que não abale a vida de individuo ou sociedade e que não desrespeite a individualidade dos outros.

Desta forma, a ética é a reflexão moral acerca da ação. É a ética que vai garantir às ações das pessoas a correção moral, sendo que, muitas vezes, uma ação ética pode não se enquadrar na moral de uma determinada sociedade.

Por exemplo, se, em um país na qual a prática de adultério é proibida por lei sob pena de apedrejamento, e uma mulher comete adultério, ela pode ser condenada e executada por isso. Isso faz parte da moral daquela sociedade, porem não se torna ético por isso.

Nesse sentido, o que é moralmente correto é estabelecido por convenção de acordo com cada sociedade, porém, ser eticamente correto, diz respeito a respeitar a integridade individual e social, e até mesmo se posicionar perante ao desrespeito de outrem. Por exemplo, é tido como uma lei moral que não se interfira em brigas conjugais, porém, pela ética, se deve avisar autoridades se houver agressões ou abusos.

Por mais que existam códigos de conduta diferentes, alguns elementos devem ser sempre respeitados por alguém que pretenda agir eticamente, do contrário, cai-se no que chamamos de relativismo moral, isto é, aceitar qualquer prática, por mais que seja absurda, por entender que aquela prática está inserida em um contexto cultural e em um determinado código de conduta moral.

Algumas situações cotidianas e corriqueiras podem ilustrar o que é agir de maneira ética, sendo elas mais simples ou mais complexas. São exemplos de atitudes antiéticas:

  • obter benefício próprio por meio de ações incorretas, como furar uma fila no banco
  • se apropriar da propriedade alheia, independentemente do valor em questão
  • utilizar de cargos públicos, para obter vantagem pessoal ilícita

Ética profissional

A ética profissional consiste na aplicação das normas morais e de conduta social aprovadas em convenções sociais no campo de profissões. Todo profissional deve agir eticamente, respeitando o seu campo de trabalho, as normas de conduta da profissão, os colegas de trabalho e todas as pessoas que estão à sua volta.

Cada profissão tem o seu próprio código de ética, que pode variar ligeiramente, graças a diferentes áreas de atuação. No entanto, há elementos da ética profissional que são universais, como a honestidade, a competência, a responsabilidade com a profissão, com colegas e com a sociedade.

Podem ser citados como exemplos de ética para a medicina, o sigilo médico paciente, ou para o jornalismo, servir informação verídica e autêntica.

FAQ – Perguntas frequentes

O que é ética e moral?

A moral representa os hábitos e costumes de uma sociedade, enquanto a ética é um comportamento moral individual racionalizado e uma espécie de filosofia da moral.

O que é tabu?

Aquilo que é considerado moralmente impróprio em uma sociedade

A moral é sempre igual?

A moral varia de acordo com o lugar e espaço-tempo. Desta forma, as leis morais do Brasil, não são as mesmas leis morais da China, que por sua vez, não são as mesmas leis morais da China a 500 anos atrás.

A ética é sempre igual?

A ética é um conceito universal que não depende de costumes sociais. O que é moralmente aceito nem sempre é ético e vice versa.

O que é ética profissional?

Trata-se de um conjunto de regras ou normas morais e de conduta da profissão.

Gostou do conteúdo? Não deixe de compartilhar e nos seguir nas redes sociais!

Deixe um comentário