Fatores e Elementos Climáticos e Tipos de Clima no Brasil

Os fatores e elementos climáticos são as condições capazes de determinar o clima de uma região ou local. Sendo os fatores referentes as condições que determinam ou interferem nos elementos climáticos. Já os elementos climáticos são grandezas atmosféricas que podem ser medidas.

Em virtude da imensidão do território brasileiro (8 514 876 km²), são identificados diversos tipos de climas, sendo os principais: equatorial, tropical, tropical de altitude, tropical úmido, semiárido e subtropical.

Você pode conferir alguns outros temas sobre geografia aqui.

Fatores e elementos climáticos clima no brasil elementos do clima tipos de clima
Mapa de clima no Brasil

Fatores e Elementos Climáticos

Podemos definir clima como sendo o conjunto de variações na atmosfera em um determinado local ou região. É uma dinâmica que dura um período superior a 30 anos, ou seja, é um fenômeno com certa constância. Já o tempo, é definido por oscilações momentâneas nessa mesma atmosfera.

Desta forma, quando dizemos que uma região possui as estações bem definidas ao longo do ano, estamos falando do clima, mas ao falarmos que hoje choveu e amanhã vai fazer sol, estamos nos falando de tempo.

Dentro do clima, podemos estudas os fatores e os elementos climáticos, sendo eles Os elementos climáticos são grandezas atmosféricas que podem ser medidas. Esses elementos climáticos variam no tempo e no espaço e se configuram como o atributo básico para se definir o clima da região. Os principais elementos climáticos são: latitude, altitude, maritimidade e continentalidade, massas de ar, vegetação, correntes marítimas e relevo; e radiação, temperatura, pressão e umidade, respectivamente.

Elementos climáticos

Radiação

Todo o calor recebido pela atmosfera, a maior parte advinda do sol, porém pode receber a influência dos seres vivos e dos elementos naturais e artificiais que refletem o calor, tais quais o asfalto, por exemplo.

A radiação solar se manifesta em diferentes intensidade ao longo do planeta, o que contribui para a formação das chamadas zonas térmicas ou climáticas da Terra, determinadas pelos paralelos Círculo Polar Ártico, Trópico de Câncer, Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Antártico.

Fatores e elementos climáticos clima no brasil elementos do clima tipos de clima
A linha do Equador, os trópicos, os círculos e o Meridiano de Greenwich são os pontos de referência para separar a terra em hemisfério sul e norte e oriente e ocidente

Temperatura

Mensuração do calor na atmosfera, podendo ser medida em graus.

Cada país escolhe a medida de temperatura padrão, podendo ser celsius (ºC) ou fahrenheit (ºF) e também a medida de temperatura o kelvin (K), sendo essa ultima a medida utilizada em cálculos científicos.

Pressão Atmosférica

A pressão atmosférica é o “peso” ou a “força” exercidos pelo ar sobre a superfície. A pressão atmosférica costuma ser medida em milibares (mb).

Umidade

Quantidade de água em sua forma gasosa presente na atmosfera.

Pode ser dividida em umidade absoluta (quantidade total de água na atmosfera) e a umidade relativa do ar (quantidade de água na atmosfera em relação ao total necessário para haver chuva).

Fatores climáticos

Latitude

Relacionada a radiação. Medida a partir da Linha do Equador (baixas latitudes), onde as temperaturas tendem a aumentar, diminuindo conforme se aproxima nos polos (altas latitudes).

Altitude 

Quanto maior a altitude, menores as temperaturas e, quanto mais próximo ao nível do mar, maiores as temperaturas. Sendo assim, um pico em um país relativamente quente como o Brasil, apresenta temperaturas menores, como é o caso de Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil.

Fatores e elementos climáticos clima no brasil elementos do clima tipos de clima
Campos de Jordão é uma cidade famosa por suas baixas temperaturas, recebendo o apelido de “Europa Brasileira”

Maritimidade ou continentalidade

Remetem a proximidade de um local do mar ou a sua posição em uma região continental, o que interfere diretamente sobre o clima. Isso ocorre porque o solo costuma aquecer ou resfriar mais rapidamente do que a água, o que acarreta uma maior amplitude térmica ao longo do ano em regiões continentais e o inverso em regiões litorâneas.

Sendo assim, podemos concluir que quanto mais no interior do continente, mais definidas as estações serão, enquanto que no litoral, a tendência é que as estações do ano sejam semelhantes entre si.

Massas de ar

A pressão atmosférica leva a movimentação do ar. Quando esse movimento ocorre em blocos de ar com a mesma temperatura e umidade, formam-se as massas de ar, podem se deslocar e transferir suas características para o clima dos locais por onde passam.

Massas de ar polares, por exemplo, são responsáveis por uma queda nas temperaturas. O encontro entre duas massas diferentes forma as frentes de ar.

Vegetação

Capazes de realizar a contenção ou absorção dos raios solares, minimizando os seus efeitos, e a elevação da umidade por meio da evapotranspiração, o que ajuda a diminuir as temperaturas e elevar os índices de chuva.

Cidades com menos vegetações tendem a ser mais quentes e menos úmidas, e vice versa. A vegetação escancara o problema do desmatamento, mudando as tendências climáticas de um local, por exemplo, no Amazonas, com o desmatamento, sessam-se as chuvas, deixando a região ainda mais quente, porém seca.

Relevo

Regiões mais altas impedem a passagem de massas de ar, fazendo com que algumas regiões se tornem mais secas ou desérticas.

Correntes marítimas

Em regiões em que o mar é mais quente, por exemplo, a evaporação aumenta e eleva a umidade, que se dispersa para outras regiões. Quando as correntes são mais frias, a umidade local diminui e a pressão atmosférica e a umidade passam a ser menores, o que faz com que essa região acabe “sugando” as massas de ar de outras localidades, que passam a sofrer alterações em seus climas.

Fatores e elementos climáticos clima no brasil elementos do clima tipos de clima
A urbanização das cidades é uma das principais causas das mudanças nos fatores climáticos, causando o que os estudiosos chamam de ondas de calor

Tipos de Clima no Brasil

O Brasil tem 93% de seu território localizado no Hemisfério Sul, o restante está localizado no Hemisfério Norte, sendo assim, o Brasil está na zona intertropical do planeta, sendo abraçado pela Linha do Equador e o Trópico de Capricórnio. Apenas o extremo norte do país fica a cima da Linha do Equador, enquanto que a região sul se localiza abaixo do Trópico de Capricórnio.

Desta forma, conheça os tipos de clima no Brasil:

Clima Equatorial 

Identificado em quase todos os estados da região Norte, parte do Mato Grosso e Maranhão.

Caracterizado pela elevada temperatura, grande umidade e baixa amplitude térmica, variando entre 24°C e 26°C ao ano. Grande quantidade de chuvas, com índices pluviométricos maiores que 2000 mm. A floresta Amazônica sofre influência desse clima.

Clima Tropical 

Exerce influencia sob grande parte do centro do país, especialmente os estados do Centro-Oeste, incluindo ainda partes do Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia e Minas Gerais.

Em geral, as temperaturas são elevadas na maior parte do ano, com média de 24°C, amplitude térmica oscilando entre 5°C e 6°C ao ano. A quantidade de chuvas gira em torno de 1500 mm ao ano, com duas estações bem definidas: uma seca e outra chuvosa.

Clima Tropical de Altitude 

Localizada em regiões serranas e de planaltos, especialmente na região Sudeste.

Caracterizado pela baixa amplitude térmica, a temperatura média oscila entre 17°C e 22°C, e a quantidade chuvas é de 1.500 mm ao ano.

Clima Tropical Úmido 

Ocorre, principalmente, no litoral oriental e sul do Brasil, sendo caracterizado pela alta temperatura e o grande teor de umidade.

As temperaturas médias anuais giram em torno de 25°C e os índices de chuva entre 1250 mm e 2000mm.

Clima Semiárido 

Clima típico do Nordeste, especialmente no interior.

Apresenta temperaturas elevadas o ano todo, a média anual varia entre 26°C e 28°C. Pouquíssima chuvas e não distribuídas, possuindo uma média anual inferior a 750 mm.

Clima Subtropical 

Presente unicamente na região Sul, essa característica climática distingue-se totalmente do restante do Brasil.

As médias anuais de temperatura giram em torno de 18°C, com alta amplitude térmica. As chuvas são bem distribuídas, os índices pluviométricos superam os 1.250 mm ao ano.

Se gostou do conteúdo, não se esqueça de compartilhar e nos siga nas redes sociais!

Deixe um comentário