O Processo de formação do território brasileiro

A formação do território brasileiro começou antes da chegada dos portugueses. Com intuito de evitar conflitos entre Espanha e Portugal, os dois países assinaram o Tratado de Tordesilhas (1494). Este estabelecia os limites das terras a serem ocupadas e exploradas na América.

Não esquecer!

O Tratado de Tordesilhas  foi um documento assinado em junho de 1494, na vila espanhola de Tordesilhas. Portugal e Espanha, que delimitaram, através de uma linha imaginária, as posses portuguesa e espanhola no território da América do Sul, chamado de “Novo Mundo”.
Definição do Tratado de Tordesilhas
Tratado de tordesilhas | formação do território brasileiro
Tratado de Tordesilhas | Formação do território brasileiro

Ocupação litorânea no período colonial

Devido ao Tratado de Tordesilhas os portugueses ficaram obrigados a permanecerem no litoral. Contribuiu para a formação do território brasileiro a primeira atividade econômica foi a exploração do pau-brasil e em seguida, o plantio da cana de açúcar. Porém com a União Ibérica (1580-1640), o Tratado de Tordesilhas deixa de ter validade, possibilitando que os colonos portugueses possam ir para o interior. Com isso, encontram ouro e pedras preciosas nas regiões hoje conhecidas como Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.

Mas tarde com o fim da União Ibérica e o restabelecimento da monarquia em Portugal, os portugueses se expandem para o sul e fundam a Colônia do Sacramento, em 1680 criando Os Sete Povos das Missões onde jesuítas e índios guaranis viveriam.

Vale lembrar!

O Tratado de Utrecht (1713-1715) foi dois acordos que colocaram fim à Guerra de Sucessão Espanhola e mudaram o mapa da Europa e das Américas, restabeleceu a posse da Colônia do Sacramento a Portugal.
Formação do território| Definição do Tratado de Ultrecht

Interiorização territorial

No processo de colonização do Brasil, houve uma fase que pode ser compreendida sob o termo “interiorização”, isto é, o desbravamento de novas terras afastadas do litoral já conhecido e explorado.

 Com o objetivo de reconhecer território e apresar índios para o trabalho escravo. Expedições eram organizadas sob orientação do Império Português e receberam o nome de Entradas. Também contribuíram para o processo de formação do território brasileiro.

Formação do território brasileiro | bandeirantes
Formação do território brasileiro | Bandeirantes

Expedições dos colonos que eram feitas a partir da Vila de São Paulo (que depois se tornaria a cidade de São Paulo), saíam homens armados em busca de índios, de minas ou de cumprimento de serviços contratados, como destruição de Quilombos. Essas expedições receberam o nome de Bandeiras; e o surgimento dos famosos bandeirantes. Veja abaixo os tipos de bandeirantismo:

Bandeiras de contratoTinham seu serviço contratado como sertanistas de contrato. Domingos Jorge Velho, bandeirante responsável pela destruição do Quilombo de Palmares
Bandeiras de prospecçãoAs expedições para encontrar minas de diamante e ouro
Bandeiras de apressamentoCaptura e encarregadas de aprisionar índios
Tipos de Bandeiras

O avanço da Pecuária

Além de servir para o abastecimento da população, a atividade pecuarista também consolidou um próspero comércio de eqüinos e muares usados para o transporte de pessoas e mercadorias. Eram realizadas feiras para trocas e vendas de animais.

Além de ocupar uma importante posição no ambiente colonial, a expansão da pecuária foi de grande importância no processo de ampliação do território. Após a decadência da atividade de mineração no interior, a pecuária também se consolidou como uma nova atividade que substituiria o vazio econômico deixado pela decadência das minas das Gerais.

A extração das Drogas do Sertão

A extração das drogas do sertão era feita pelas missões jesuítas, na maioria das vezes e se localizavam no interior do território e aproveitavam da mão de obra indígena disponível. Cacau, cravo, guaraná, urucum, poaia e baunilha foram alguns dos produtos que ficaram conhecidos como as tais “drogas do sertão”. Assim a exploração da região norte (Amazônia) teve um grande desenvolvimento e contribuiu de forma significativa para a ocupação da região norte do Brasil.

Drogas do sertão
Drogas do Sertão

Outros Tratados de Limites e formação do território brasileiro

Tratado de MadriO princípio romano do uti possidetis, que pode ser traduzido pela ideia de que “o território é de quem nele habita” foi utilizado pelos portugueses para reivindicar mais espaço.
Tratado de Petrópolis Foi um acordo diplomático entre o governo brasileiro e boliviano, anexou o território do Acre ao Brasil, pertencente à Bolívia desde 1750.
Tratados de limites

Teste seus conhecimentos com nosso Quiz O Processo de formação do território brasileiro

Processo de formação do território brasileiro

Formação do território - bandeirantes, formação territorial brasileiro - o processo de formação do território brasileiro - geografia

Acesse Dicas de Estudo e veja conteúdos que vão te ajudar agora a ter melhores resultados nos seus concursos e vestibulares.

Deixe um comentário