Confira o seu Local de Prova do Enem 2022

O Enem 2022 está prestes a acontecer e já é possível conferir o seu local de prova. Com previsão para que as provas aconteçam no dia 13 e 20 de novembro, você pode acessar a Página do Participante, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para saber onde você realizará a sua prova. Embora alguns estudantes tenham relatado problemas com o acesso ao portal, o INEP declarou que os problemas aconteceram por causa de problemas na plataformas .Gov.br e que a manutenção é de responsabilidade do governo federal.

Não há qualquer tipo de inconsistência na Página do Participante do Enem e, assim que o acesso ao Gov.br for normalizado, todos os participantes conseguirão conferir o cartão de confirmação de inscrição”, informou o Inep em nota.

Leia Também:
Aprenda a Estudar de Forma Inteligente
Saiba como fazer uma Redação Nota Mil
Saiba o que é Argumentação
Como Estudar para o Vestibulinho
Cursinhos Gratuitos para Estudar para o ENEM

Local de prova do enem 2022 - enem, vestibular - confira o seu local de prova do enem 2022 - imagem 2022 09 15 084821190 - notícias
ENEM

Como serão realizadas as provas?

Na edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio, cerca de quase 4 milhões de estudantes (3.396.632) estarão aptos a fazer as provas que acontecerão nos dias 13 e 20 de novembro. A prova de “Linguagens, Tecnologias e seus Códigos”, que será realizada no dia 13 de novembro, terão 40 questões de língua portuguesa e cinco de inglês ou espanhol, além de questões de ciências humanas (45), o que inclui artes, tecnologia da informação, educação física e comunicação, Além da redação.

Já no domingo, dia 20, os participantes farão as avaliações de Matemática e Suas Tecnologias, o que inclui 45 questões de ciências exatas e ciências da natureza, com mais 45 questões. Nos dias de provas os portões estarão abertos das 12h às 13h e o início do exame será as 13h30. Além da consulta no portal, você pode verificar o local de realização da sua prova no cartão de confirmação enviado pelo correio para a residência do candidato. No dia da prova, você deve levar um documento de identificação válido, sendo esses uma das seguintes alternativas:

  • Cédulas de Identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei n.º 9.474, de 22 de julho de 1997;
  • Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Lei n.º 13.445, de 24 de maio de 2017;
  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata o Decreto n.º 9.277, de 5 de fevereiro de 2018;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação, na forma da Lei n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997;
  • Documentos digitais (e-Título, CNH digital e RG digital) apresentados nos respectivos aplicativos oficiais.

Como novidade para este ano, o Inep incluiu os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital como documentos válidos para identificação do participante no dia da aplicação do exame, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Capturas de telas não serão aceitas.

O Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior. Desde 2020, o participante pode escolher entre fazer o exame impresso ou o Enem Digital, com provas aplicadas em computadores, em locais de prova definidos pelo Inep.

As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem possibilitam, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.

Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais notícias sobre concursos e vestibulares no nosso site.

Deixe um comentário