Globalização: entenda o conceito e suas características em 3 tópicos

globalização é um processo de expansão econômica, política e cultural a nível mundial. Sua origem remete ao período das Grandes Navegações no século XVI, momento em que as trocas comerciais se ampliaram para outras nações. Alguns estudiosos acreditam que a globalização está intimamente ligada com a Corrida do Imperialismo e as expansões maritimo-comerciais da Europa.

Globalizaçao o que e globalizaçao globalizaçao economica globalizaçao cultural
 A globalização é um fenômeno caracterizado pela intensificação das relações econômicas, comerciais e culturais entre os países

O que é globalização

De forma resumida, a globalização é entendida como a intensa integração das relações socioespaciais em escala mundial, por meio da conexão entre as diferentes partes do globo terrestre. A principal característica da globalização é o fato de ela estar em constante evolução e transformação, de modo que a integração mundial aumenta com o passar do tempo e avanço tecnológico.

Um exemplo palpável para entender o conceito é olhar para o passado: nas décadas passadas, a velocidade da comunicação entre diferentes partes do planeta até existia, porém ela era muito menos rápida e eficiente que a dos dias atuais, que é provavelmente ultrapassada em comparação com as prováveis evoluções técnicas que ocorrerão nas próximas décadas.

Há 20 anos atrás, era um sufoco para se comunicar com pessoas em diferentes países, e até mesmo dentro de um país continental como o Brasil. Mesmo com a ajuda prática da internet. Afinal, quem nunca ouviu falar ou mesmo possuí lembranças da internet discada?

O avanço realizado nos sistemas de comunicação e transporte, é responsável pelo avanço e consolidação da globalização atual, que por sua vez, criou um ambiente propício para a expressão prática do que chamamos de “aldeia global”.

O termo “aldeia” faz referência a algo pequeno, onde todas as coisas estão próximas umas das outras, o que remete à ideia de que a integração mundial tornou o planeta metaforicamente menor.

Não existe consenso sobre qual é a origem do processo de globalização. Porém, a origem do termo veio a ser elaborado a partir da década de 1980, tendo uma maior difusão após a queda do Muro de Berlim e o fim da Guerra Fria.

Muitos os autores que defendem que ao processo de globalização tenha sido iniciada a partir da expansão marítimo-comercial europeia, momento no qual o sistema capitalista iniciou sua expansão pelo mundo. O aceleramento da globalização se liga as revoluções industriais, onde conforme o avanço da tecnologia e industrias acontecia, mas intimo o globo se tornava.

Sendo a mais destacada de todas, revolução mais recente, chamada de Revolução Técnico-Científica-Informacional, iniciada a partir do século XX e que ainda se encontra em fase de ocorrência. A principal característica desse desenvolvimento tecnológico são os avanços técnicos no contexto dos sistemas de informação, e principalmente difusão dos aparelhos eletrônicos e da internet, hoje acessível para a maior parte da população, além é claro, de uma maior evolução nos meios de transporte e acessibilidade a viagens internacionais.

Basicamente, a globalização se iniciou há cerca de cinco séculos atrás, consolidando-se de forma mais elaborada e desenvolvida ao longo dos últimos 50 anos.

Globalizaçao - globalizaçao, globalizaçao cultural, globalizaçao economica, o que e globalizaçao - globalização: entenda o conceito e suas características em 3 tópicos - geografia
Internet discada

Aspectos da Globalização

O fenômeno que é a globalização, se manifesta nos mais diversos campos que sustentam e compõem a sociedade como a cultura, espaço geográfico, educação, política, direitos humanos, saúde, a economia, etc. Podemos então, literalmente assistir o processo de globalização quando uma manifestação tradicional africana é revivida no Brasil, quando vemos a influência de grupos musicais da Coreia do Sul cativando jovens em todos os países, ou mesmo quando assistimos o Haka, dança tradicional Maori, durante a transmissão de uma Copa do Mundo.

Aspectos positivos

Avanços proporcionados pela evolução dos meios tecnológicos, bem como a maior difusão de conhecimento. Aplicando para os momentos mais recentes da história, a criação de uma vacina para uma doença até então inédita como o Covid19, é rapidamente difundida para as diferentes partes do planeta.

Outros pontos considerados vantajosos da globalização é a maior difusão comercial e também de investimentos, entre diversos outros fatores. Não podemos deixar de pensar nos fenômenos de sites de compra chineses como a Shein, Ali Express e Wish no Brasil.

Aspectos negativos

De toda forma, considera-se que o principal entre os problemas da globalização é a desigualdade social proporcionada pelo processo.

Além disso, acusa-se a globalização de proporcionar uma desigual forma de comunicação entre os diferentes territórios, em que culturas, valores morais, princípios educacionais e outros são reproduzidos obedecendo a uma ideologia dominante. Bem como, o eventual desaparecimento de culturas e tradições menores e menos conhecidas.

Podemos observar a formação de uma certa uma hegemonia em que os principais centros de poder exercem um controle ou uma maior influência sobre as regiões economicamente menos favorecidas, podendo resultar por exemplo, no que apelidamos de “Síndrome de Vira-lata”.

Globalizaçao o que e globalizaçao globalizaçao economica globalizaçao cultural
Bairro Chinatown em Nova York, EUA

Consequências da globalização

Existem vários elementos que podem ser considerados como consequências da globalização no mundo. Uma das principais é configuração do espaço geográfico internacional em redes, sejam elas de transporte, de comunicação, de cidades, de trocas comerciais ou de capitais especulativos. Elas se formam por pontos fixos e pelos fluxos desenvolvidos entre esses diferentes pontos, onde visualizamos o mapa-múndi totalmente interligado.

Outro aspecto que merece destaque é a expansão das empresas multinacionais, também chamadas de transnacionais ou empresas globais. Muitas delas abandonam seus países de origem ou, simplesmente, expandem suas atividades em diversos locais em busca de um maior mercado consumidor, isenção de impostos, evitar tarifas alfandegárias e também um menor custo com mão de obra e ou matérias-primas mais acessíveis. O processo de expansão dessas empresas globais e suas indústrias é responsável por intensificar o avanço da industrialização e da urbanização em diversos países subdesenvolvidos e emergentes. É graças a esse conceito que podemos ver a instalação de uma empresa alemã como a Volkswagen no Brasil, por exemplo.

A formação dos acordos regionais ou dos blocos econômicos, como o Mercosul, União Europeia, Nafta e afins. Por fim, podemos ainda ressaltar que o avanço da globalização resultou além de tudo na expansão e consolidação do sistema capitalista, permitindo também a sua rápida transformação.

E ai, gostou do conteúdo? Não deixe de compartilhar e nos seguir nas nossas redes sociais!

Deixe um comentário