Qual a relação entre peso e massa?

A diferença entre peso e massa causa confusão, mas na verdade é bastante simples.

Praticamente, a massa é a quantidade de matéria de um corpo. Enquanto o peso está relacionado com a atração gravitacional no local. Mas vamos nos especificar mais um pouquinho nesse assunto! Confira a baixo.

Leia Também:

Como Aprender As Leis De Newton De Maneira Simples
O que é Notação Científica
Entenda o Processo de Formação do Arco-íris
Entenda o Paradoxo dos Gêmeos
Entenda os Estudos da Óptica

O que é massa

Massa pode ser definida como uma propriedade dos corpos e das partículas. Ou seja, sua definição dependerá da maneira com a qual ela é medida. Assim, é possível entender a massa de um corpo como a quantidade de matéria continua nele.

De acordo com as unidades do Sistema Internacional (SI), a massa é medida em quilogramas (kg). Porém, a massa também pode ser medida em libras, gramas, toneladas entre muitos outros.

Qual a relação entre peso e massa?
Qual a relação entre peso e massa?

O que é peso

Já no caso do peso, podemos definir como sendo a força exercida sobre um corpo devido à atração gravitacional. Dessa forma, o peso de um corpo depende diretamente da intensidade da aceleração da gravidade no local. Ou seja, um corpo com a mesma massa pode ter pesos diferentes, a variar pelo local onde se entra. Assim, na lua um homem adulto pesa menos do que na Terra, por exemplo.

Como o peso é uma força, sua unidade de medida é o newton (N). Ou seja, em unidades do SI, o peso é medido em quilograma vezes metro por segundo ao quadrado (kg·m/s2)

Qual a relação entre peso e massa?
Qual a relação entre peso e massa?

Relação entre massa e peso

Você ja sabe que massa e peso são grandezas físicas diferentes, mas ainda assim existe uma relação entre ambas que estudamos bastante na área da física.

A primeira é escalar e a segunda é vetorial. No entanto, há uma relação entre as duas grandezas: onde o peso de um corpo dependerá da sua massa e da aceleração gravitacional.

Você também pode se interessar:

Qual a relação entre peso e massa?
Qual a relação entre peso e massa?

Peso, massa, volume e densidade

Peso e massa são grandezas distintas que conversam entre si, mas e o volume e densidade?

Assim como as anteriores, tratam-se de grandezas físicas que podem confundir algumas pessoas. Inclusive, existem pessoas que nunca entenderam a diferença entre cada um desses conceitos.

No caso da densidade, podemos definir como o quociente entre a massa e o volume desse corpo. Desta forma pode-se dizer que a densidade mede o grau de concentração de massa em determinado volume. O símbolo para a densidade é ρ e a unidade SI é quilograma por metro cúbico.

Já o volume de um corpo é a quantidade de espaço ocupada por esse corpo. O volume tem unidades de tamanho cúbicos.

É assim que chegamos a resposta daquela famosa piadinha: O que pesa mais, um kg de chumbo ou um kg de algodão? Ambos tem o mesmo peso, e a mesma massa, porém com densidades e volumes diferentes. No caso do chumbo, mais densidade e menos volume e o contrario para o algodão.

Qual a relação entre peso e massa?
Qual a relação entre peso e massa?

Um problema gravitacional

Por que corpos com massas e pesos diferentes caem ao mesmo tempo? Isso acontece porque a velocidade de queda não depende do peso do corpo. Assim, para explicar melhor esse fenômeno, Pedro Loos diferencia massa e peso e explica o porquê desta confusão.

A diferença entre massa e peso está relacionada com a gravidade. Por isso, estude mais sobre a aceleração da gravidade.

Qual a relação entre peso e massa?

FAQ – Perguntas Frequentes

O que é peso?

O peso de um objeto é a força gravitacional sofrida por este objeto em virtude da atração gravitacional nele exercida por um outro corpo com massa.

O que é massa?

Massa é um conceito utilizado em ciências naturais. Em particular, a massa é frequentemente associada ao peso dos objetos. Esta associação não se mostra na maioria das vezes, entretanto, correta, ou quando correta, não se mostra completamente elucidativa.

O que é densidade?

A densidade de um corpo define-se como o quociente entre a massa e o volume desse corpo. Desta forma pode-se dizer que a densidade mede o grau de concentração de massa em determinado volume. O símbolo para a densidade é ρ e a unidade SI é quilograma por metro cúbico.

O que é volume?

O volume de um corpo é a quantidade de espaço ocupada por esse corpo. O volume tem unidades de tamanho cúbicos

Gostou do conteúdo? Que tal dar uma olhadinha em outros assuntos?

Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para ficar por dentro de tudo!

Deixe um comentário