Provas do Enem 2023: Tudo Sobre Gabaritos, Datas, Avaliação e Correção

O Exame Nacional do Ensino Médio (site oficial) é um exame aplicado anualmente pela Secretaria de Educação do Brasil para avaliar o desempenho dos estudantes do ensino médio. É uma das principais ferramentas de avaliação do governo para medir o nível de conhecimento dos alunos e determinar quais áreas precisam de melhorias.

O Enem 2023 também será usado para a seleção de alunos para programas de bolsas de estudo no exterior e no Brasil, bem como para a admissão em universidades. Mas, você sabe como funcionam as provas do Enem, como os alunos são avaliados e como a prova é corrigida? Vamos explicar como funcionam as provas do Enem e, se você ficar com dúvidas, é só deixar aí nos comentários.

Quais são as datas do ENEM?

O ENEM é realizado duas vezes ao ano, normalmente nos meses de outubro e novembro. A prova é dividida em duas partes: a primeira parte é realizada no primeiro domingo de outubro e a segunda parte é realizada no segundo domingo de novembro.

É importante destacar que as datas do ENEM podem variar de ano para ano. A prova é organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), que é o órgão responsável por divulgar as datas do exame. Além disso, o INEP também divulga as datas de inscrição, bem como as datas de divulgação dos resultados.

Os resultados do ENEM são divulgados normalmente no mês de janeiro. O INEP é o órgão responsável pela divulgação dos resultados. Além disso, é importante destacar que o resultado do ENEM é usado como critério para a seleção de candidatos para ingresso em universidades públicas, bolsas de estudo no exterior e como meio de acesso ao financiamento estudantil.

Datas Enem 2023
InscriçõesDe 5 a 16 de junho
Atendimento Especializado e Tratamento pelo Nome SocialDe 5 a 16 de junho
Pedidos de isençãoDe 17 a 28 de abril
Resultado dos pedidos de isenção8 de maio
Recursos dos pedidos de isençãoDe 8 de maio a 12 de maio
Resultado final da isenção19 de maio
Aplicação das provas5 e 12 de novembro
Divulgação dos gabaritos24 de novembro
Resultado16 de janeiro de 2024

Deixe seu contato e embarque na jornada rumo ao sucesso. Juntos, vamos conquistar grandes resultados! Preencha o formulário agora e faça parte da equipe vencedora!

Como se inscrever no ENEM?

Para se inscrever no ENEM, os candidatos devem acessar o site do INEP e preencher o formulário de inscrição. É importante destacar que a inscrição só pode ser feita durante o período de inscrição, que é divulgado pelo INEP. É necessário que o candidato apresente alguns documentos, como RG, CPF, comprovante de endereço e comprovante de escolaridade. Todos os documentos necessários e as informações sobre a prova estão no Edital do ENEM.

Além disso, é importante que o candidato tenha em mãos os documentos que comprovem a condição de isento da taxa de inscrição, caso se enquadre nesta condição. Além disso, é necessário que o candidato pague a taxa de inscrição, que é de R$ 85,00. A taxa de inscrição pode ser paga por meio de boleto bancário ou cartão de crédito. Se quiser saber como fazer a inscrição passo a passo, temos uma matéria especial sobre a Inscrição Enem no nosso site.

Quais são as provas do ENEM?

O ENEM é um exame que tem algumas regras que devem ser seguidas pelos candidatos. Algumas dessas regras são:

  • É proibido o uso de celulares, relógios, óculos escuros, bonés ou qualquer outro tipo de acessório durante a realização da prova;
  • É proibido o uso de lápis, canetas, borrachas, livros, apostilas ou qualquer outro material que não seja permitido pelo INEP;
  • É proibido o uso de qualquer tipo de droga ou substância ilícita durante a realização da prova;
  • É proibido o uso de qualquer tipo de dispositivo eletrônico durante a realização da prova;
  • É proibido o uso de roupas que possam ser consideradas ofensivas ou impróprias durante a realização da prova.

O exame é composto por duas provas: uma de Ciências Humanas e suas Tecnologias e outra de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. As provas são aplicadas em dois dias consecutivos e cada prova tem duração de quatro horas. As provas contêm questões de múltipla escolha, além de questões dissertativas, que devem ser respondidas em um caderno de respostas.

A prova de Linguagens, Códigos suas Tecnologias inclui questões sobre linguagens, ciências sociais, filosofia e artes. A prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias inclui questões sobre biologia, química, física e matemática.

Gabaritos do ENEM

Os gabaritos do ENEM são divulgados alguns dias após a aplicação das provas. Eles consistem em documentos oficiais que apresentam as respostas consideradas corretas para cada uma das questões das provas objetivas. Os gabaritos são disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pela organização e aplicação do exame.

Existem diferentes gabaritos para cada dia de prova e para cada cor de caderno de questões. Por exemplo, no primeiro dia do ENEM são aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

No segundo dia, são aplicadas as provas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Portanto, há um gabarito específico para cada combinação de dia de prova e cor do caderno.

As provas do enem
As provas do ENEM

Os gabaritos são importantes porque permitem que os participantes do exame possam conferir suas respostas e calcular uma estimativa de sua pontuação. Dessa forma, os estudantes podem ter uma ideia inicial de como se saíram na prova e podem utilizar essa informação para planejar futuras etapas de seus estudos, como a inscrição em programas de acesso à educação superior. Se quiser baixar os gabaritos do ENEM, você pode ver todos no site oficial do INEP.

Como as provas do ENEM são avaliadas?

As provas do ENEM são avaliadas por meio de um processo chamado TRI (Teoria de Resposta ao Item), que é uma metodologia estatística utilizada para mensurar o desempenho dos estudantes. Cada questão da prova possui um valor pré-determinado, conhecido como “dificuldade”. A partir das respostas dos participantes, o sistema do ENEM calcula a probabilidade de acerto de cada aluno em relação ao nível de dificuldade das questões.

O TRI leva em consideração não apenas o número de acertos, mas também a consistência das respostas. Isso significa que um aluno que acerta uma questão difícil tem seu desempenho mais valorizado do que outro que acerta uma questão fácil, pois demonstra um conhecimento mais aprofundado na área avaliada.

Além disso, o TRI considera o padrão de respostas dos estudantes em relação ao conjunto de itens da prova. Por exemplo, se um aluno acerta uma questão difícil, mas erra várias questões fáceis, isso pode indicar um chute nas respostas, afetando a avaliação do seu desempenho global.

Após a aplicação das provas, os resultados são transformados em uma escala chamada de “nota padronizada”, que varia de 0 a 1000. Essa nota é calculada levando em conta o desempenho do estudante em cada uma das áreas avaliadas: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Redação.

Vale ressaltar que a redação do Enem é avaliada de forma separada, por uma equipe de corretores treinados. Os critérios de avaliação da redação incluem competências como domínio da escrita, estruturação do texto, argumentação, coesão e coerência. Cada redação recebe duas notas, dadas por dois corretores diferentes, e em caso de discrepância significativa entre as notas, um terceiro corretor é chamado para avaliar o texto.

No final do processo, os resultados do ENEM são divulgados aos participantes, permitindo que cada estudante possa conferir sua pontuação e desempenho nas diferentes áreas avaliadas. Essa pontuação pode ser utilizada para ingressar em instituições de ensino superior, participar de programas de acesso à educação e concorrer a bolsas de estudo, por exemplo.

FAQ Rápido

Quais são as provas do ENEM?

As provas do ENEM são duas: uma de Ciências Humanas e suas Tecnologias e outra de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Cada prova do ENEM tem duração de quatro horas e ainda há uma redação.

Como são avaliadas as provas do ENEM?

As provas do ENEM são avaliadas de acordo com um sistema de notas de 0 a 1000. Cada questão respondida corretamente vale um ponto e cada questão respondida incorretamente vale zero.

Quais são os critérios de aprovação no ENEM?

Os critérios de aprovação no ENEM são determinados pelo governo e dependem do programa de bolsa de estudo ou da universidade em que o estudante deseja se inscrever. Geralmente, os candidatos precisam obter uma nota acima de 450 em cada uma das provas para serem considerados aprovados.

Quais são as matérias abordadas nas provas do ENEM?

A prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias inclui questões sobre linguagens, ciências sociais, filosofia e artes. A prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias inclui questões sobre biologia, química, física e matemática.

Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais e estudar, sobre por exemplo, os assuntos que mais caem no Enem, no nosso site.

Deixe um comentário