Redação ENEM: Dicas para Tirar Nota Máxima na Redação

Não é de hoje que se fala que a redação é o passo mais importante do ENEM, que tal anotar algumas dicas para a redação ENEM 2023? Com uma boa pontuação nessa prova, você consegue criar um destaque para qualquer curso e universidade que quiser.

A redação ENEM 2023 serve para avaliar algumas capacidades do aluno, por exemplo, como a maturidade para defender ideias em uma estrutura consistente, de forma clara e coesa, e principalmente sem desrespeitar direitos humanos.

Desta forma, criamos 15 dicas para a redação do ENEM 2023, e garantir que você possa alcançar o melhor resultado na prova. Veja agora algumas das principais dicas ENEM (site oficial) e, se ficar com dúvidas, é só deixar nos comentários.

Por quê ter dicas para a Redação Enem

Tirar uma nota baixa, ou pior, zerar a redação do ENEM pode fazer com que você de fora da disputa por uma bolsa de estudos em faculdade particular ou vaga na universidade pública, além de impedir a contratação de algum financiamento estudantil e cursar uma faculdade particular de forma gratuita ou, pelo menos, com algum desconto.

Os vários programas governamentais de incentivo ao estudo superior, como o ProUni, Sisu e FIES exigem uma nota maior do que zero na redação do Enem para a participação do estudante. Somente no ano de 2020, 87.567 redações foram zeradas, representando 3,22% do total de redações corrigidas (87.567 textos ao todo). Agora, sem mais delongas, vamos as dicas!

Título – É Bom, mas não Obrigatório

Sabemos que o título não é obrigatório no ENEM, mas é uma boa ideia criar um. De qualquer forma, não crie seu título antes de escrever o texto. Deixe o título para o final, assim você garante que o título e o texto vão conversar entre si. Mas, por quê isso é importante?

Pensar em um bom título pode parecer o primeiro passo para escrever uma redação, mas, na verdade, pode acabar sendo um tiro no pé. E se, na metade da redação, você percebe que o seu título não reflete exatamente a ideia que você quer passar?

Se for no rascunho, não tem problemas, mas, na folha definitiva, não tem como mudar de ideia. então, o melhor é você pensar com calma em um título depois que todas as suas ideias já estiverem organizadas e escritas no papel. Se não achar um bom, sem problemas, ele não é obrigatório.

Deixe seu contato e embarque na jornada rumo ao sucesso. Juntos, vamos conquistar grandes resultados! Preencha o formulário agora e faça parte da equipe vencedora!

Adote uma Estratégia de Estudos

Busque recorrer a um planejamento de estudos, desta forma, você pode criar uma estratégia de forma que nenhuma matéria seja desfavorecida. Com esta tática, você acaba não priorizando alguma prova, e consegue equilibrar o tempo entre todas as modalidades. Uma dica bastante interessante, é a criação de ciclos de estudos.

Além disso, uma estratégia de estudos adequada ajuda a administrar o tempo, evitar sobrecargas e controlar o estresse, proporcionando uma preparação mais sólida e aumentando as chances de obter um bom desempenho no ENEM, que pode impactar positivamente a entrada em instituições de ensino superior e oportunidades futuras de carreira. Se quiser saber mais sobre como criar uma rotina de estudos para o ENEM 2023, temos uma matéria sobre isso para você.

Quem Lê Bem, Escreve Bem

A leitura desempenha um papel fundamental no desenvolvimento intelectual, na ampliação do vocabulário, no aprimoramento da escrita e na formação de um pensamento crítico. Além disso, é por meio da leitura que temos acesso a diferentes ideias, perspectivas, conhecimentos e culturas.

O hábito da leitura, além de ter diversos benefícios a saúde, pode ser uma grande dica enem
Hábito da leitura

A relação entre leitura e escrita é diretamente ligada. Quanto mais o estudante possuir o hábito de ler, maior será o seu repertório e prática de coesão e coerência.

E nesse contexto, qualquer coisa serve, desde seu livro favorito, até seu jornal diário. O importante é praticar a leitura. Alias, o jornal diário, é uma tacada para dois coelhos, pois serve tanto nessa dica quanto para a dica a seguir.

No contexto do ENEM 2023, uma boa habilidade de leitura é essencial para compreender e interpretar os enunciados das questões, identificar informações relevantes, fazer análises e inferências. Portanto, investir na prática regular da leitura, contribui significativamente para o desenvolvimento acadêmico e para o sucesso na prova, além de ser uma competência valiosa para a vida como um todo. Você pode ler mais sobre Literatura aqui no nosso site.

Ah! E capriche na letra. Por mais que você queira passar em medicina, você não quer ter a famosa letra de médico na hora da redação! Cada letrinha precisa ser entendível, caso contrário, a pessoa que irá corrigir a sua prova pode acabar achando que são rasuras ou mesmo erros de grafia. Que tal arranjar um caderninho de caligrafia e treinar um pouco?

Fique de Olho nas Noticias

Noticias sobre o Brasil e o mundo devem ser acompanhadas constantemente, nunca se sabe qual será o tema, porém, costumam ser assuntos em alta e de grande relevância social. Assuntos referentes a atualidades e situações geopolíticas são muito interessantes para quem gostaria de tirar uma boa nota na redação do ENEM 2023, uma vez que representam um apoio para que tenha como desenvolver seus textos, demonstrando não apenas repertório, mas também compreensão a respeito do universo em que vive.

Não tente adivinhar o que vai cair na prova, busque saber um pouco de tudo no que se diz respeito de atualidades. Estar bem informado basta, até porque a própria prova fornece textos base para garantir dados recentes ao estudante.

Conheça a Prova

Não adianta fazer um texto incrível usando uma abordagem, como por exemplo, narrativo, se a prova exige que a redação seja feita em formato dissertativo-argumentativo.

A prova do ENEM traz o que chamamos de “frase-tema” e o aluno tem 30 linhas para discorrer sobre ela, podendo contar com suas interpretações e dados dos textos de apoio.

Prova do enem
Prova do Enem

O texto precisa contar obrigatoriamente com introdução, desenvolvimento e conclusão. Pratique esse tipo de redação. A prática e leitura recorrente são fundamentais para construir um bom redator. Se quiser mais dicas e informações sobre como fazer uma boa redação, é só ler nossa matéria sobre organização de texto e técnicas de redação no nosso site.

Cuidado com Gírias e Abreviações

A forma como escrevemos no dia a dia, principalmente na internet, pode ser uma grande inimiga na hora da redação. Gírias, abreviações, linguagens coloquiais e afins não podem ser usados de forma alguma. A redação do ENEM exige uma linguagem culta e adequada ao contexto acadêmico, com vocabulário preciso e estrutura gramatical correta.

Utilizar gírias e abreviações pode transmitir uma impressão de falta de seriedade e comprometimento com a escrita. Portanto, ao escrever a redação, é fundamental utilizar uma linguagem formal, clara e coesa, demonstrando domínio da norma culta da língua portuguesa e respeitando as exigências da prova.

Evite Rebuscamento Linguístico

Em meio à graciosa labuta de expressões cultas, mister se faz frisar a premente necessidade de abster-se do excessivo floreado linguístico, no âmbito da nobre redação do ENEM. Numa era em que a clareza e a objetividade alçam-se à preponderância, a adoção de um verbiagismo demasiadamente arrojado poderá turvar o desígnio comunicativo do texto, sepultando-o no véu da incompreensibilidade.

Em detrimento da percepção da mensagem veiculada, assim sendo, urge de suma importância o emprego de uma escrita sóbria, precisa e concisa, sem arredar do cânone normativo, a fim de zelar pelo êxito comunicativo e pela qualidade textual ambicionados pelo solene certame.

Ficou confuso? É assim que a sua redação não deve parecer!

Exagerar no vocabulário, ser muito formal e a repetição de palavras pode te prejudicar. Então, por isso você não deve invocar o espirito de Camões e escrever como no início do século XIX. Isso prejudica o entendimento do texto e trás um certo narcisismo. É melhor usar termos simples e cotidianos, isso garante mais segurança na redação do ENEM.

Estude Edições Passadas

Os temas não se repetem, no entanto, usar os temas anteriores a fim de praticar, é uma estratégia inteligentíssima. Avaliar versões antigas do Enem é uma forma de qualificar a sua preparação para a prova desse ano. Se quiser saber mais, pode conferir tudo sobre a prova no Edital do Enem.

Provas como a do Enem apresentam um perfil, sendo assim, quando você conseguir ir bem em uma edição, a tendência é que repita o desempenho na prova seguinte. Você pode encontrar as edições anteriores e criar suas próprias dicas para e redação do ENEM no site do INEP e conferir os temas da redação do Enem desde 2010 logo abaixo:

2010O trabalho na construção da dignidade humana
2011Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado
2012Movimento imigratório para o Brasil no século 21
2013Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
2014Publicidade infantil em questão no Brasil
2015A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
2016 – 1ª aplicaçãoCaminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
2016 – 2ª aplicaçãoCaminhos para combater o racismo no Brasil
2017Desafio para a formação educacional de surdos no Brasil
2018Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
2019Democratização do acesso ao cinema no Brasil
2020 – Prova ImpressaO estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
2020 – Prova DigitalO desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil
2021 – Provas Impressa e DigitalInvisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
2021 – 2ª aplicaçãoReconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil
2022Os desafios para a valorização das comunidades e povos tradicionais do Brasil

Sempre Revise seu Texto

Mesmo que a principio suas notas sejam boas, ou que, você considere que não precisa de ajuda para elaborar uma redação do ENEM, é importante ter um feedback, para saber o que manter e o que melhorar. Comece a praticar suas redações considerando o tempo necessário para a revisão. Mas tente deixar um tempo considerável para fazê-lo.

Se você deixar a redação para a reta final da prova e deixar os últimos cinco minutos para reler, as chances da sua revisão ser falhas são bastante altas. Então busque sempre organizar seu tempo. O ideal é que você termine o seu texto e faça uma pausa para começar a revisão quando estiver com a mente fresca.

Comece pela Redação, mas Intercale os Assuntos

É comum escutar por ai que o ENEM é uma prova de resistência. E realmente é. Trata-se de uma prova longa e cansativa, e o alguns estudos afirmam que o cérebro consiga manter a concentração plena por apenas, mais ou menos 30 minutos. Por isso, uma boa técnica para driblar o cansaço, é organizar seu tempo para intercalar os assuntos da prova.

E a redação como sendo uma parte muito importante da prova, merece ser feita enquanto sua mente ainda está tranquila e fresca para começar a prova. Desta forma, você garante sua pontuação na redação, e não corre o risco de ficar sem tempo. Até porque, não tem como chutar na redação do ENEM em um momento de desespero.

Se em determinado momento você sentiu que seu cérebro “cozinhou”, coma algo, peça para ir ao banheiro, tente fazer parte da prova de múltipla escolha por meia hora. Essa técnica, além de cortar o assunto maçante por um tempo, ajuda você a ter mais concentração para quando voltar a escrever, e também a prova de múltipla escolha pode te dar alguma inspiração para escrever.

Voz Passiva

A voz passiva deve ser evitada. A voz ativa permite uma comunicação mais enérgica e envolvente, conferindo ao texto um caráter persuasivo e convincente. Além disso, a utilização da voz ativa facilita a identificação dos agentes e responsáveis pelas ações descritas, tornando o texto mais preciso e de fácil compreensão para o leitor. Portanto, ao redigir a redação do ENEM, é recomendado privilegiar a voz ativa como estratégia para aprimorar a qualidade comunicativa e a clareza expositiva do texto.

Se você não está lembrado, a voz passiva é aquela em que o sujeito sofre ação e costuma aparecer em um texto quando a intenção do autor é indeterminar o sujeito. Opte pela voz ativa, que é mais direta, objetiva, específica e de fácil entendimento. Ela torna a construção sintática mais curta e evita ambiguidades. Exemplo:

Voz ativaVoz passiva
O professor corrigiu a provaA prova foi corrigida pelo professor

Faça um Check-list para a Redação

Crie uma check-list que priorize as principais exigências estruturais da redação do ENEM.

  • divisão do texto em introdução, desenvolvimento e conclusão;
  • introdução com uma tese e uma contextualização do tema;
  • desenvolvimento com bons argumentos, que apresente fatos e dados em no mínimo 2 parágrafos;
  • conclusão com a solução do problema proposto de acordo com as exigências do Enem.

Saiba como NÃO tirar zero

Agora que você já tem algumas dicas ENEM sobre a redação, que tal saber o que não se fazer em hipótese nenhuma?

  • Não fuja do tema
  • Não copie os textos motivadores
  • Não faça textos com menos de sete linhas
  • Não faça textos que não se enquadrem como dissertativo-argumentativo
  • Não desenhe na folha de redação, ou crie textos desconexos como as famosas receitas de miojo no meio do texto
  • Respeite os direitos humanos
  • Demonstre todas as 5 competências avaliadas, são elas:
    • Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa
    • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
    • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    • Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos

FAQ – Perguntas Frequentes

Porque a redação é tão importante?

A redação do Enem serve para avaliar capacidades do aluno que não ficam óbvias em questões de múltipla escolha, como a maturidade para defender ideias em uma estrutura consistente.

Qual nota é considerada boa na redação do ENEM?

Com 700 é possível conseguir ingressar em administração, jornalismo, nutrição. Acima de 780 o estudante consegue vaga em direito, odontologia. Para medicina, curso muito concorrido em todo o país, o estudante precisa atingir ao menos 800 pontos na redação.

O que é necessário na redação do ENEM?

Na prova de redação do Enem é exigido o texto dissertativo-argumentativo, que é um pouco diferente da dissertação. No gênero dissertativo-argumentativo, mais do que falar sobre o assunto, o autor deverá elencar argumentos que defendam os seus pontos de vista.

Como é calculada a nota de redação do Enem?

nota final da redação do Enem é a média aritmética da pontuação total dada pelos dois corretores, exceto em casos em que há discrepância entre as duas notas. Se em uma ou mais competências a diferença entre as notas dos dois avaliadores for maior que 80 pontos, um terceiro corretor dá a nota daquela competência.

Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais e estudar, sobre por exemplo, os assuntos que mais caem no Enem, no nosso site.

Deixe um comentário