Aprenda a Revisar Redação do Enem para Garantir sua Nota 1000

Redação é um dos métodos mais importantes de comunicação e uma das partes mais importantes do ENEM 2023. É por meio dela que conseguimos expressar nossas ideias, opiniões e sentimentos, além de garantir uma boa parte da nota do Enem (site oficial).

É preciso ter uma boa escrita, além de conhecimento sobre a gramática, sintaxe e estrutura de um texto. Por isso, é importante que revisar redação para garantir que elas sejam bem escritas e possam transmitir nossas ideias da melhor forma possível.

A revisão de redação do Enem 2023 é uma etapa importante na produção de um texto pois permite corrigir erros e melhorar a clareza da mensagem. Existem vários recursos que podem ser usados para revisar uma redação, como verificar a estrutura do texto, a coesão e a coerência, a ortografia e a gramática, o uso de vocabulário e a clareza e a concisão do texto. Vamos dar algumas dicas para revisar um texto e, se você ficar com dúvidas, é só deixar nos comentários.

A importância de Revisar Redação

A revisão de redação é o processo de ler e rever o texto para verificar se ele está de acordo com as normas gramaticais e se as ideias estão bem expressas. A revisão é uma etapa importante na produção de um texto pois permite corrigir erros, melhorar a estrutura e a clareza da mensagem.

Mas, quais são os recursos para revisar uma redação? A contrário do que se pensa, não é uma coisa tão simples fazer uma boa revisão de redação e existem vários recursos que podem ser usados para revisar uma redação. Alguns deles são:

  • Verificar a estrutura do texto: Verificar se a redação está seguindo a estrutura correta (introdução, desenvolvimento e conclusão).
  • Verificar a coesão e a coerência do texto: Verificar se as ideias estão bem articuladas e se há consistência entre elas.
  • Verificar a ortografia e a gramática: Verificar se o texto está correto do ponto de vista da ortografia e da gramática.
  • Verificar o uso de vocabulário: Verificar se o texto está usando o vocabulário correto para transmitir a mensagem.
  • Verificar a clareza e a concisão do texto: Verificar se o texto está claro e se está sendo usado o número de palavras correto para transmitir a mensagem.

Deixe seu contato e embarque na jornada rumo ao sucesso. Juntos, vamos conquistar grandes resultados! Preencha o formulário agora e faça parte da equipe vencedora!

Como Revisar uma Redação?

Você está estudando para o Enem, vendo o que mais cai nas provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, trabalhando na sua redação por horas e está quase pronto para publicação. Você o entrega a seu amigo ou parceiro para verificar e eles identificam vários erros de digitação. Como isso pode ser possível quando você leu o que parece uma centena de vezes?

Revisar sua redação
Revisar sua redação antes de entregar pode ser a diferença entre o 0 e 1000

Em algum momento, nos aproximamos demais do nosso trabalho. Nossos cérebros encobrem os erros – mesmo aqueles que se destacam como um polegar dolorido. É um fenômeno totalmente normal, que acontece até mesmo com os melhores e mais brilhantes escritores.

Esteja você trabalhando em seu romance de estreia, no décimo capítulo de sua série de fantasia, em um livro de receitas ou em um relatório anual, os erros não parecem profissionais. Eles também distraem e podem tornar a leitura uma tarefa árdua.

A solução? Revisão meticulosa. Embora sempre recomendemos trazer um novo par de olhos, vale a pena vasculhar seu próprio trabalho em busca de erros incômodos primeiro.

Aqui estão oito dicas de revisão para você começar. A revisão de uma redação pode ser feita de várias formas. Algumas dicas para revisar um texto são:

  • Leia seu trabalho em voz alta: Ler seu trabalho em voz alta, palavra por palavra, é uma maneira eficaz de identificar os erros que seus olhos corrigiram automaticamente. Se você conseguir convencer alguém a ouvir, melhor ainda. Isso deve ajudá-lo a ler devagar, com clareza e em voz alta.
  • Imprima uma cópia: Mesmo no mundo sem papel de hoje, às vezes é preciso uma boa e velha cópia impressa, lápis e bebida com cafeína para descobrir erros gramaticais, de digitação e ortográficos. Lemos nas telas o dia todo – mudar para a página impressa pode ajudá-lo a abordar seu trabalho com novos olhos.
  • Preste atenção às palavras comumente equivocadas: Você sabe a diferença entre os porquês? Mas às vezes, quando você entra se concentra e as palavras começam a fluir livremente na página e você se confunde. Preste atenção especial às palavras comumente equivocadas ao revisar, incluindo os Por quês, Traz e Trás, e muito cuidado com as abreviações como ‘vc’.
  • Mude a maneira como você lê: Em vez de ler da esquerda para a direita, leia da direita para a esquerda. Ao ler para trás, você pode isolar cada palavra individual. Seu cérebro pode então se concentrar na ortografia e na gramática, e não no conteúdo e no significado.
  • Verifique a ortografia dos nomes próprios: Se você estiver trabalhando em uma redação para vestibular ou Enem, por exemplo, verifique novamente se o nome da empresa está escrito corretamente. Quando lemos a mesma palavra repetidas vezes, tendemos a pulá-la para preencher o espaço em branco.
  • Atenha-se ao guia de estilo: Se você estiver escrevendo para uma empresa, certifique-se de seguir o guia de estilo (se houver). Quais são as diretrizes da marca sobre capitalização de títulos e subtítulos?
  • Não confie em aplicativos de verificação gramatical e ortográfica: A verificação ortográfica e outros aplicativos de verificação gramatical podem ser úteis, mas eles tendem a perder uma parte significativa dos erros. Além do mais, o que acontece quando você não tem certeza de quais sugestões aceitar e quais rejeitar?
  • Dê a si mesmo bastante tempo: Muitas vezes, a melhor maneira de detectar erros é se afastar do trabalho por alguns dias. Se você estiver sob pressão de tempo, mesmo algumas horas longe da tela podem fazer maravilhas.
  • Leia o texto várias vezes: A leitura é a melhor forma de verificar se o texto está correto. Leia o texto várias vezes para verificar se não há erros ortográficos ou gramaticais.
  • Use um dicionário: Se você tiver dúvidas sobre o significado de alguma palavra ou expressão, use um dicionário para verificar o seu significado.
  • Use um corretor ortográfico: Um corretor ortográfico pode ser útil para verificar se o texto está correto do ponto de vista da ortografia.
  • Peça para alguém ler o texto: Se possível, peça para alguém ler o texto para verificar se ele está correto e se está transmitindo a mensagem corretamente.

Erros mais Comuns

Revisar o que você escreveu pode ser muito chato. Existem muitas maneiras diferentes de revisar a redação, mas o que funciona para uma pessoa pode constituir um processo doloroso para outra. Independentemente do método escolhido, a revisão é uma parte crítica do processo de redação e nunca deve ser negligenciada. Então, para começar, veja os erros mais comuns em uma redação que você pode observar logo de cara ao começar a sua revisão:

  • Vírgula ausente após frases introdutórias
  • Referências a pronomes vagos
  • Falta de vírgula em frases compostas
  • Palavras erradas
  • Vírgula(s) ausente(s) com elementos não essenciais
  • Terminações verbais erradas ou ausentes
  • Preposições erradas ou ausentes
  • Divisões com vírgulas
  • Apóstrofos possessivos ausentes ou mal colocados
  • Mudanças desnecessárias no tempo
  • Mudanças desnecessárias nos pronomes
  • Fragmentos de frases
  • Tempo ou formas verbais erradas
  • Falta de concordância entre sujeito e verbo
  • Vírgulas ausentes em uma série
  • Falta de concordância entre pronomes e antecedentes
  • Vírgula(s) desnecessária(s) com elementos restritivos ou essenciais
  • Frases fundidas
  • Modificadores pendurados ou mal colocados

Outra dica importante é: Não confie cegamente em verificadores ortográficos e gramaticais atumáticos! Os corretores ortográficos são ótimos como primeiro passo e serão úteis para ajudá-lo a identificar erros de alto nível. No entanto, os verificadores ortográficos e gramaticais automatizados são severamente limitados.

Eles não conseguem identificar muitos erros gramaticais comuns. Além disso, muitas vezes cometem erros graves que podem enganar até mesmo o escritor mais diligente. É importante lembrar que os corretores ortográficos identificam apenas palavras com erros ortográficos. Eles não o alertam sobre palavras escritas corretamente que estão gramaticalmente incorretas.

Existem alguns corretores de redação online que você também pode experimentar, mas o mais importante é sempre confiar na sua própria revisão manual e feita com o máximo de atenção. Veja alguns corretores e revisores online que você pode experimentar, mas lembrando que muitos são pagos ou tem versões gratuitas com limites de uso.

Redação Nota MilSite Oficial
Me SalvaSite Oficial
Revisão OnlineSite Oficial
Plataforma RedigirSite Oficial
Corrija MeSite Oficial
Escrever OnlineSite Oficial

FAQ Rápido

O que é revisão de redação?

A revisão de redação é o processo de ler e rever o texto para verificar se ele está de acordo com as normas gramaticais e se as ideias estão bem expressas.

Quais são os recursos para revisar uma redação?

Os recursos para revisar uma redação são: verificar a estrutura do texto, a coesão e a coerência, a ortografia e a gramática, o uso de vocabulário e a clareza e a concisão do texto.

Como revisar uma redação?

Algumas dicas para revisar um texto são: ler o texto várias vezes, usar um dicionário, usar um corretor ortográfico e pedir para alguém ler o texto.

Por que é importante revisar uma redação?

É importante revisar uma redação pois permite corrigir erros, melhorar a estrutura e a clareza da mensagem. Verifique sempre erros de ortografia, erros gramaticais, uso de vocabulário inadequado, frases mal construídas e falta de clareza.

Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais notícias e estudar, como por exemplo, como fazer uma Redação Dissertativa Argumentativa, no nosso site.

Deixe um comentário