Séries para aprender inglês: O que Assistir para Dominar a Língua Estrangeira

Você conhece séries para aprender inglês? E não é nem brincadeira! A tempos que a cultura popular é inserida nas escolas de língua estrangeira, como a Cultura Inglesa (site oficial), para familiarizar o estudante com o idioma por meio de músicas, series, pequenos vídeos e filmes.

Vez o outra, todo mundo entra em contato com história como a de Mila Kunis, atriz ucraniana, que fez grande sucesso na sitcom That’s 70s Show. A atriz aprendeu inglês através de séries Americanas e Britânicas, o que possibilitou sua entrada no estrelato.

E como séries são assuntos que estão quase sempre inseridos no nosso dia a dia, porque não tirar vantagem desse lazer para afiar o seu inglês? Afinal, esse é um dos assuntos que mais caem no Enem. Vamos falar sobre essas séries divertidas e educativas e, se você ficar com dúvidas, é só deixar nos comentários.

Atenção: isso não substitui a qualidade de um curso específico de língua estrangeira, trata-se apenas de uma forma de aprimorar a conversação e expandir o vocabulário ou conhecer gírias e diferentes sotaques de cada região; é possível aprender inglês apenas pelas séries, mas esse processo pode durar anos.

Friends

É quase impossível criar uma lista de series para aprender inglês e não citar Friends, devido ao grande número de pessoas que aprendeu a língua graças a sitcom.

São poucos os seres humanos com mais de 15 anos que não conhecem, ou pelo menos não ouviram falar, nos personagens Ross, Rachel, Chandler, Monica, Joey e Phoebe.

Caso você more em baixo de uma pedra sem acesso a internet e televisão pelos últimos 20 anos, e não saiba de qual série estamos falando:

A sitcom conta justamente a história de vida de um grupo de amigos na faixa dos 30 e poucos anos que moram em Nova York, e é definida pelos produtores como uma série e retrata aquele momento da vida em que sua família são seus amigos.

A série possuí 10 temporadas, cheias de acontecimentos, dramas, reviravoltas e piadas. É uma ótima pedida para momentos leves e divertidos. Eu, particularmente, já escutei de um gringo que tenho um sotaque parecido com o nova-yorkino, muito provavelmente devido as intermináveis maratonas de Friends. A série está disponível no HBO Max e pode ser adquirida por meio de coletâneas.

Deixe seu contato e embarque na jornada rumo ao sucesso. Juntos, vamos conquistar grandes resultados! Preencha o formulário agora e faça parte da equipe vencedora!

Friends: The Reunion

A menção honrosa aqui fica para Friends: The Reunion, também chamada de “The One Where They Get Back Together” (Aquele onde eles se juntam novamente). Trata-se de um episódio especial de reunião da sitcom americana Friends, 17 anos depois do último episódio ir ao ar.

O o extra conta com a presença da produção executiva dos co-criadores da série, Kevin S. Bright, Marta Kauffman, David Crane, o elenco principal do programa, referências clássicas da série e entrevistas inéditas. Vale a pena conferir, também disponível no no HBO Max.

How I Met Your Mother

Também é praticamente impossível citar Friends sem citar How I Met Your Mother (Como conheci a sua mãe). A série foi lançada um ano depois do fim da anterior, com uma proposta mais ou menos parecida.

Muitos dizem que HIMYM é uma cópia de Friends, outros acreditam que a série veio para substituir o buraco que Friends havia deixado no coração dos fãs.

Existem ainda os que veem as semelhanças mas acreditam que seja apenas coincidência e que o enredo é totalmente diferente, no entanto, todos concordam que é uma ótima série para aprender inglês!

A série se passa com Ted Mosby, contando para seus filhos já crescidos a história de como ele conheceu a sua mãe (deles, não sua), e para isso conta com a presença de seus melhores amigos Marshal, Lilly, Barney e Robin vivendo suas experiências como jovens adultos em Nova York. Essa sitcom aborda muitos temas sobre relações de amizade e amorosas de forma emocionante. A série está disponível na Star Plus e pode ser adquirida em coletâneas também.

The Crown

Se você também se edificou com a fofoca lançada pelo ex-principe Harry em entrevista para a Oprah, essa série é para você!

The Crown é uma série dramática produzida pela Netflix e retrata a história da família real britânica a partir do momento em que a Rainha Elizabeth assume o trono (simplesmente a nossa querida Betinha).

A trama retrata com grande fidelidade todos os dramas envolvendo a família real britânica e como Elizabeth assumiu o trono.

Como de praxe, mesmo com a série sendo baseada em conteúdo histórico, o universo da rainha é tratado com uma boa dose de “licença poética”, afinal existem assuntos que não foram tão expostos ao público. No entanto, a série faz alusão a acontecimentos reais, e mostra os inúmeros desafios vividos pela coroa nesses anos de reinado. Além disso, convenhamos que a caracterização não deixou a desejar.

A trama indicada a diversos prêmios, incluindo Globo de Ouro de Melhor Série e Emmy’s de Melhor Série Dramática, Melhor Ator e Melhor Atriz, é uma das melhores séries para aprender inglês, principalmente se você tem uma quedinha pelo inglês britânico.

Modern Family

Aclamada pela crítica e vencedora de vários Emmy de Melhor Série de Comédia, Modern Family mostra o dia a dia da família Pritchett, sendo uma série maravilhosa para aprender inglês.

Na trama, o pai da família, Jay, é um homem bem sucedido nos negócios e casou-se recentemente com uma bela colombiana, Gloria, que vem morar nos EUA junto com seu filho pré-adolescente, Manny.

A filha mais velha de Jay, Claire, é casada com Phil, que vive tentando ser “o pai legal” para os três filhos do casal. Completam o elenco o casal gay formado por Mitchell, filho de Jay, e Cameron, que  adotam uma bebê vietnamita.

Essa é uma ótima comédia cotidiana que permite o contato com diversos dialetos, gírias e até sotaques diferentes, sendo uma das melhores séries para aprender inglês que vamos apresentar por aqui.

Orange Is The New Black

Essa série é uma série que pode te causar aquele famoso desconforto familiar se você assistir com a pessoa errada. Trata-se de uma comédia dramática americana que conta o drama vivido por Piper Chapman, uma moça de classe alta, que acaba em uma penitenciária feminina por causa de um crime do passado. A protagonista então precisa abrir mão de todos os seus luxos e cumprir pena, deixando para trás seu noivo e reencontrando seu antigo amor, e razão a qual está na cadeia, Alex.

A série aborda temas como crimes, abusos de drogas, sexualidade, racismo, relações românticas entre as personagens e muitos outros de forma leve e despojada, mas é capaz de te arrancar umas boas lagrimas. Disponível e produzida pela Netflix, OITNB foi considerada a responsável por confirmar as capacidades de produção da Netflix.

É uma daquelas ótimas séries para aprender inglês pois aborda temas relacionados ao dia a dia, tem muitos sotaques e gírias diferentes. Se você quiser assistir, ela está disponível na Netflix.

Sex Education

Sex Education também é uma boa série para se aprender inglês britânico. Nessa trama, encontramos um conteúdo mais adolescente recheado de descobertas sobre a sexualidade e campo afetivo. Apesar disso, a série consegue abordar diversos assuntos cotidianos e pautas sociais de maneira leve e cômica.

A história gira em torno de Ottis, um garoto tímido que morre de vergonha de sua mãe, que trabalha como terapeuta sexual.

Quando Maeve, uma adolescente problemática porém inteligentíssima, percebe que a escola inteira não possuí noção alguma sobre educação sexual.

Ela vê em Ottis uma possibilidade de fazer um dinheiro extra, usando todo o respaldo que Ottis recebe naturalmente de sua mãe, para dar conselhos sexuais na escola. Então a dupla começa a agir tratando dos mais diversos causos, distúrbios e curiosidades sexuais dos adolescentes. Esta é uma daquelas séries para aprender inglês rindo e é produzida pela Netflix e está disponível no catalogo do streaming.

American Horror Story

Se você curte um horrorzinho de leve, essa série é para você. Mas se você tem um estomago fraco, tome cuidado. American Horror Story é uma daquelas ótimas séries para aprender inglês, e apesar do que o nome sugere, a obra não dá medo nem é assustadora, afinal existe uma leve diferença entre terror e horror.

O objetivo do show é causar um desconforto ou repulsa no telespectador, algo semelhante ao que pode-se sentir ao ver vísceras, por exemplo. No entanto, o diferencial da série está em seu formato: as temporadas não são contínuas, cada uma possuí um enredo diferente explorando horrores diferentes na mente humana, os personagens mudam a cada temporada, mantendo (na maioria das vezes) apenas o elenco.

AHS foi uma das principais experiências de Lady Gaga como atriz, e conta ainda com a presença de atores renomados como Jessica Lange, Sarah Paulson e Evan Peters. A série está disponível no Amazon Prime e sua décima temporada vai diretamente no Star+, da Disney.

The Office

A série The Office ganhou o coração de fãs por todo o mundo ao apresentar um modelo totalmente inédito até então, uma série que “finge” ser um documentário. A trama se passa num ambiente de trabalho, recheados de estereótipos e assuntos cotidianos inusitados.

Acompanhando a rotina dos funcionários da empresa de papel, Dunder Mifflin, vemos como os personagens Jim, Pam, Dwight e outros reagem ao senso de humor de seu chefe, Michael Scott. Essa é uma das melhores séries para aprender inglês pois trata de assuntos cotidianos facilmente conversáveis no dia a dia, e por que não, no ambiente de trabalho, que vai te fazer rir ao mesmo tempo que vai fazer você se contorcer de vergonha alheia. Está disponível no Amazon Prime e Netflix.

FAQ Rápido sobre Séries para aprender inglês

Como séries podem me ajudar a aprimorar o inglês?

Séries podem te ajudar a afiar o inglês por meio da familiarização com o idioma, e como trata-se de algo que está sempre próximo, fica mais fácil e até divertido assistir uma série para melhorar sua pronuncia e vocabulário.

Posso contar apenas com as séries para aprender inglês?

Poder pode, mas não vai ser tão fácil assim. As séries são mais como um instrumento para lapidar seu inglês, mas com perseverança e outras técnicas, aulas online e etc, não tem porque dizer que é impossível aprender inglês somente por meio das séries.

Já entendo inglês com facilidade, como aprimora-lo com o uso das séries?

Se você já arranha no inglês, ou está procurando formas de adapta-lo ao método “não formal”, ou não quer ficar enferrujado, as séries podem ser suas aliadas nesse processo, e você pode deixar o estudo mais avançado colocando as legendas em inglês ou mesmo assistindo 100% sem legendas.

É possível mesmo aprender inglês vendo séries?

Existem pessoas que, por terem tido contato com a língua por meio de jogos, filmes, séries e músicas, muito cedo e com muita frequência, acabam desenvolvendo o inglês naturalmente, no entanto, é preciso entender que esse é um processo longo e que pode durar anos.

Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais notícias e estudar, como por exemplo, assuntos que mais caem no ENEM , no nosso site.

Deixe um comentário