União Ibérica: Saiba tudo sobre a invasão Holandesa

A União Ibérica entre 1580 a 1640, quando ocorreu a unificação das Coroas espanhola e portuguesa a partir de uma crise de sucessão do trono português. Na época, o rei de Portugal, D. Sebastião desapareceu na batalha de Alcácer – Quibir contra os mouros em 1578, dando a origem do mito do ” Sebastianismo”.

Dom Sebastião não deixou herdeiros para sucedê-lo, assumindo o trono o seu tio avô, Dom Henrique. Após dois anos

Dom sebastião ( rei de portugal ) desapareceu na áfrica gerando o sebastianismo | união ibérica
Dom Sebastião ( rei de Portugal ) desapareceu na África gerando o sebastianismo | União Ibérica

D. Henrique veio a falecer também não deixando herdeiros, causando assim o estopim da crise de sucesso do trono.
Após a morte de D. Henrique, surgiram três pretendentes ao trono português, e, entre eles estava o rei Filipe II, rei espanhol que contava com grande apoio dos nobres de Portugal, assumindo assim o como rei de Espanha e Portugal.

Quais foram as principais consequências da União Ibérica?

  1. Perda de colônias importante de Portugal no Oriente;
  2. Perda de (feitorias) na África;
  3. Invasões no território brasileiro: holandeses, franceses e ingleses
  4. Declínio do Tratado de Tordesilhas;
  5. Portugal ganhou os inimigos da Espanha;
União ibérica | reino espanhol e português
União Ibérica | Reino Espanhol e Português

União Ibérica e a Invasão Francesa no Brasil

A França não aceitou o tratado de tordesilhas realizado por Portugal e Espanha, o rei Francisco I defendia o livre trânsito no mares e a liberdade de navegação e comércio. Visavam assim como os portuguêses, o lucro do pau-brasil. Não reconhecendo a União Ibérica.
O litoral das regiões Nordeste e Norte foram alvos de corsários ( piratas reconhecidos e credenciados pela reino francês), que deram origem a cidades importantes do Norte- Nordeste como:

  • Filipeia de Nossa Senhora das Neves, atual João Pessoa – Paraíba;
  • Forte do Presépio, atual Belém- Pará;
  • Forte dos Reis Magos, atual Natal – Rio Grande do Norte.
    Surgindo assim a França Equinocial no estado do Maranhão com o forte de São Luís.

União Ibérica e a Invasão Holandesa no Brasil

Primeira tentativa dos holandeses em território brasileiro foi na cidade de Salvador na Bahia entre 1624 e 1625. Com uma esquadra de aproximadamente 12000 soldados luso-espanhois, expulsaram os holandeses na famosa Jornada dos Vassalos.
A segunda invasão holandesa foi na cidade de Pernambuco 1630-1654, com um contigênte muito maior que em Salvador. Os holandeses a pricipio encontraram uma resistência nos senhores de engenho e indios, mas com a ajuda de Domingos Calabar conseguiu sua dominação.

Segundo o site do Brasil Escola, Nassau fez grandes investimentos em obras públicas, como novas pontes e canais, usando como modelo a cidade de Amsterdã.
Administração de Mauricio de Nassau foi marcada pela tolerância religiosa na região, oferecimento de crédito para os senhores de engenho (objetivo de ampliar a produção de açúcar) e urbanização de Recife (ruas, parques, zoológico).

União ibérica - franceses no brasil, holandeses no brasil, união ibérica - união ibérica: saiba tudo sobre a invasão holandesa - captura de tela 2021 03 15 121934 - história do brasil, história
 Maurício de Nassau foi indicado para administrar a colônia holandesa no Nordeste

A presença holandesa chega o fim com a demissão de Mauricio de Nassau, que começa a cobrar as dividas do senhores de engenhos que tinham recebido empréstimos do governo de Nassau. Com o apoio dos índios e portugueses, através de batalhas importantes como a Batalha de Guararapes, a Insurreição Portuguesa saiu vitoriosa.
Como consequência dessa expulsão temos o declínio do comercio açucareiro no Brasil, os holandeses levaram para as Antilhas toda a técnica de plantio e cultivo do açúcar se tornando um forte concorrente de Portuga, chegando ao fim a União Ibérica com a Restauração Portuguesa.

Invasão dos holandeses na nordeste do brasil
Invasão dos holandeses na Nordeste do Brasil

União Ibérica chega ao fim

Após a expulsão dos holandeses de Recife, os portugueses restabelecem o controle da colônia dando fim a união com o reino Espanhol. O que dá inicio a Dinastia dos Bragança com o rei Dom João IV no Brasil.

Resumo sobre a União Ibérica

  • Foi a união entre os reinos português e espanhol;
  • Houve conflito entre espanhóis e holandeses;
  • 1ª Invasão Holandesa no Brasil foi em Salvador ( sem sucesso) e a 2ª Invasão Holandesa foi em Pernambuco;
  • Os holandeses buscavam o lucro na produção açucareira e o comércio de escravos.
  • Maurício de Nassau realizou muitas obras em Recife;
  • Expulsão dos holandeses e o fim da União Ibérica com a restauração do reino português e a crise do açúcar( holandeses levam o açúcar para as Antilhas, se tornando um alto concorrente).
  • Os franceses não aceitaram o Tratado de Tordesilhas, invadindo vários territórios do Brasil.

Acesse Dicas de Estudo e veja conteúdos que vão te ajudar agora a ter melhores resultados nos seus concursos e vestibulares.

Deixe um comentário