Uso dos Porques: Como usar corretamente nos seus Textos

Você sabe como usar “Porque”, “Por Que”, “Porquê” ou “Por quê”? O uso dos porquês é um dos assuntos da língua portuguesa que mais causa dúvidas e é importante usar corretamente nas redações do Enem ou prova de vestibular.

Para usar os vários porquês da forma correta, precisamos entender e distinguir as quatro formas: porque, porquê, por que ou por quê.

Mas qual o motivo dessa diferença entre os “porquês” e como saber em qual momento eu devo usar um ou outro e, principalmente, qual o motivo de simplesmente não abolir o uso de, pelo menos, duas dessas formas e manter tudo mais simples como no inglês?

Vamos falar sobre isso e, se você ficar com dúvidas, é só deixar nos comentários.

Entendendo a diferença

Na grande maioria das línguas existe uma distinção clara entre pergunta e resposta, no inglês por exemplo se pergunta Why e se responde Because. Mas é claro que o português tinha que ter um jeitinho especial de ser mais difícil, né?

No Latim Vulgar, língua que deu origem a nossa, usava-se pro quid, que com o passar dos anos e diferenciações de pronuncias acabou se tornando o nosso clássico porque. Então, para diferenciar na gramática, os portugueses passaram a separar ou juntar dependendo se era uma resposta ou uma pergunta, respectivamente.

A confusão do porque é tanta que até Pero Vaz de Caminha cometeu alguns erros na sua carta “O Achamento do Brasil”. Falando na nossa terra, o acento circunflexo foi integrado na regrinha por aqui, para diferenciar substantivo e tônico. Então para não errar mais, confira aqui as regras de como usar Porque, Por Que, Porquê e Por Quê. Aqui estão algumas informações adicionais sobre cada forma:

PalavraComo usarQuando usarOnde usar
Por queUsado para introduzir uma pergunta ou indagaçãoPara questionar ou buscar informaçõesConversas informais, questionários, entrevistas, etc.
PorquêSubstantivo masculino que significa motivo ou causaPara se referir a um motivo ou razão de algoEscrita formal, dissertações, redações, textos acadêmicos, etc.
Por quêUtilizado no final de uma frase interrogativaPara indicar que a pergunta é justificável ou legítimaEscrita e fala formal
PorqueUsa-se para explicar o motivo ou a causa de algoPara explicar ou justificar algoConversas informais, escrita informal, textos jornalísticos, etc.

Porque: Junto e sem Acento

Começando pelo mais simples, o Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, que une duas orações que dependentes entre si sentido. O Porque é usado principalmente em respostas e em explicações. Para lembrar de quando usar, procure na frase se há indicação de causa ou explicação de alguma coisa. Esse porque pode ser substituto por:

  • pois
  • visto que
  • uma vez que
  • dado que
FormaExplicaçãoQuando usar
PorqueUsado para explicar a razão ou causa de algo.– Eu estou atrasado porque o trânsito estava ruim.
– Ela não pôde comparecer à reunião porque estava doente.
– Eu não fui à festa ontem à noite porque estava doente.

Quando não Usar

O “porque” é uma conjunção explicativa, usada para introduzir uma explicação ou justificativa para algo. No entanto, existem situações em que não é apropriado usar o “porque”, como:

ExplicaçãoExemplos
Quando você está fazendo uma pergunta. Em vez de usar o “porque”, é mais apropriado usar o “por que” (separado e sem acento) para introduzir uma pergunta. “Por que você não veio à festa?”
Quando você está dando uma ordem ou instrução. Nesse caso, é mais adequado usar uma forma imperativa, sem a conjunção “porque”.“Feche a porta, por favor”
Quando você está fazendo uma afirmação simples. Se você está simplesmente afirmando algo e não há necessidade de explicação adicional, não é necessário usar o “porque”.“Eu gosto de música clássica”

Como substituir o Porque

O “porque” pode ser substituído por outras palavras ou expressões dependendo do contexto e da função que ele desempenha na frase. Aqui estão algumas substituições comuns:

  1. Para explicar uma razão ou causa:
SinônimoExplicaçãoExemplo
PoisUsado para dar uma explicação ou justificativa para algo.Eu não fui à aula hoje, pois estou doente.
Uma vez queUsado para indicar uma razão ou causa.Não vamos viajar esta semana, uma vez que o tempo está ruim.
Visto queSimilar a “uma vez que”, usado para explicar a razão ou causa de algo.Visto que ela não tinha dinheiro, ela não pôde comprar o presente.
  1. Para indicar uma consequência:
SinônimoExplicaçãoExemplo
LogoUsado para indicar a consequência lógica de algo.Ele não estudou para a prova, logo não conseguiu passar.
AssimUsado para indicar uma consequência ou resultado.Ela estudou muito, assim conseguiu passar na prova.
PortantoUsado para indicar uma conclusão ou consequência.Ele chegou atrasado, portanto não pôde entrar na sala.
  1. Para perguntar sobre uma razão ou causa:
SinônimoExplicaçãoExemplo
Por qual motivoUsado para perguntar a razão ou causa de algo.Por qual motivo você não compareceu à reunião?
Qual a razãoUsado para perguntar qual é a razão ou causa de algo.Qual a razão de você ter mudado de ideia?

Porquê: Junto e com acento

Porquê é um substantivo masculino, podendo sofrer flexão em gênero: o porquê, os porquês. Esse Porquê é usado para indicar o motivo, causa ou razão de algo. Costuma ser usado quase sempre junto de um artigo definido ou indefinido (a, o , as, os, uma, um, umas, uns) mas também pode acompanhar um pronome ou numeral.

Esse Porquê pode ser substituído por:

  • o motivo
  • a causa
  • a razão
FormaQuando usarExemplo
PorquêUsado como substantivo, para indicar uma razão ou motivo.– Eu não entendo o porquê do seu atraso.
– O porquê de ela ter faltado à aula não foi explicado.
– Eu não entendo o porquê de você ter perdido o prazo.

Quando não usar

Existem algumas situações em que não é apropriado usar a palavra “porquê”. Aqui estão alguns exemplos:

ExplicaçãoExemplo
Quando se deseja perguntar sobre uma informação específica.Em vez de perguntar “Por que você não veio?”, pode-se perguntar “Você não veio porque estava ocupado?” ou “Você não veio devido a algum compromisso?”.
Quando se deseja expressar um pedido ou ordem.Em vez de dizer “Por que você não faz isso?”, pode-se dizer “Faça isso, por favor” ou “Por favor, faça isso”
Quando se deseja fazer uma afirmação.Em vez de dizer “Eu não fui à festa porque estava cansado”, pode-se simplesmente dizer “Eu não fui à festa, estava cansado”
Quando se deseja usar uma expressão mais formal. Em algumas situações formais, é mais apropriado usar outras palavras ou expressões para fazer perguntas ou declarar informações.Por exemplo, em um e-mail formal, em vez de perguntar “Por que você não respondeu meu e-mail?”, pode-se usar “Gostaria de saber se recebeu meu e-mail anterior”.

Como Substituir o Porquê

O “porquê” é usado como um substantivo para se referir a uma razão ou motivo. Não é possível substituir o “porquê” por outra palavra ou expressão semelhante, mas é possível reformular a frase para evitar o uso dele. Aqui estão algumas sugestões:

  1. Usar a forma verbal
SinônimoExplicaçãoExemplo
VerboUsar o verbo que está implícito na frase.Eu não entendi o porquê de você não ter ido à festa. -> Eu não entendi por que você não foi à festa.

2 .Usar um sinônimo de “porquê”:

SinônimoExplicaçãoExemplo
MotivoExplicar um motivo de alguma coisa em uma fraseQual o porquê de você ter escolhido esse livro? -> Qual o motivo de você ter escolhido esse livro?
RazãoExplicar a Razão de algoEu não entendo o porquê de você estar tão chateado. -> Eu não entendo a razão de você estar tão chateado.
CausaExplicar a causa de algoO porquê da demissão ainda não foi esclarecido. -> A causa da demissão ainda não foi esclarecida.

Por Que: Separado e sem acento

Já o Por Que é formado pela preposição seguida de um pronome interrogativo. Ele pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior. Quando possui um caráter interrogativo, o por que é usado para iniciar uma pergunta e pode ser substituído por:

  • por qual motivo
  • por qual razão

Já em relação ao Por Que como um termo antecedente, ele passa a ser usado como um elo de ligação entre duas orações, podendo ser substituído por:

  • pelo (a) qual
  • pelos (as) quais
  • por qual
  • por quais
FormaQuando usarExemplo
Por queUsado em perguntas ou frases interrogativas para indicar motivo ou causa.– Por que você está atrasado?
– O por que de ele ter sido demitido ainda é um mistério.
– Por que você não veio à festa ontem à noite?

Quando não usar

O “por que” é uma palavra usada para fazer perguntas que pedem uma explicação ou razão para algo. No entanto, existem situações em que não é apropriado usar o “por que”. Aqui estão alguns exemplos:

ExplicaçãoExemplo
Quando se deseja usar a palavra “porque” para explicar uma razão.Em vez de perguntar “Por que você não pode sair hoje à noite?”, pode-se simplesmente dizer “Você não pode sair hoje à noite porque tem um compromisso importante”.
Quando se deseja usar outras palavras ou expressões para fazer uma pergunta.Em vez de perguntar “Por que você não veio?”, pode-se usar “Você teve algum problema para chegar aqui?” ou “Algum imprevisto aconteceu?”
Quando se deseja usar uma forma mais formal de fazer perguntas.
Em algumas situações formais, é mais apropriado usar outras palavras ou expressões para fazer perguntas. Por exemplo, em um ambiente de trabalho formal, pode-se usar “Você poderia me explicar a razão pela qual não concluiu essa tarefa?”
Quando se deseja fazer uma afirmação em vez de uma pergunta.Em vez de perguntar “Por que você não gosta de música clássica?”, pode-se simplesmente afirmar “Você não gosta de música clássica”.

Como substituir o Por que

O “por que” é usado para fazer perguntas que buscam um motivo ou causa para algo. Dependendo do contexto, é possível substituí-lo por outras palavras ou expressões que tenham um significado semelhante. Aqui estão algumas substituições comuns:

  1. Para perguntar sobre um motivo ou causa:
SinônimoExplicaçãoExemplo
Qual o motivoUsado para perguntar qual é o motivo ou a causa de algo.Qual o motivo do seu atraso?
Por qual razãoUsado para perguntar a razão ou causa de algo.Por qual razão você não pode comparecer à reunião?
Com que intençãoUsado para perguntar sobre a intenção ou propósito de algo.Com que intenção você fez aquilo?
  1. Para expressar surpresa ou dúvida:
SinônimoExplicaçãoExemplo
De que formaUsado para expressar dúvida ou curiosidade sobre algo.De que forma você conseguiu realizar essa tarefa tão rapidamente?
Mas por quêUsado para expressar incredulidade ou surpresa.Você vai mesmo abandonar seus estudos, mas por quê?
Como é queUsado para expressar surpresa ou choque com algo.Como é que você pode ser tão insensível?

Por Quê: Separado e com acento

Por quê é formado por uma preposição seguida de um pronome interrogativo tônico. Usado em interrogações, aparecendo sempre no final da frase, seguido de ponto de interrogação ou de um ponto final. Por quê pode ser substituído por:

  • por qual motivo;
  • por qual razão.
FormaQuando usarExemplo
Por quêUsado no final de uma frase interrogativa.Você está atrasado por quê?
Ele foi demitido, por quê?
Você não veio à festa ontem à noite por quê?

Quando não usar

“Por quê” é uma expressão usada para fazer perguntas que buscam uma explicação, motivo ou causa para alguma coisa. No entanto, há situações em que o uso do “por quê” pode não ser apropriado, como:

ExplicaçãoExemplo
Quando você está fazendo uma afirmação. Neste caso, você não está buscando uma explicação, mas simplesmente fazendo uma declaração.“Eu gosto de sorvete” é uma afirmação e não uma pergunta que precisa de uma explicação.
Quando você está dando ordens. Quando você está dando ordens, o uso do “por quê” pode parecer rude ou desafiador.“Vá para o seu quarto” é uma ordem e não uma pergunta que precisa de uma explicação.
Quando você está expressando gratidão. Quando você está expressando gratidão, o uso do “por quê” pode parecer estranho ou até mesmo insensível.Se alguém lhe dá um presente, você pode dizer “obrigado” ou “muito obrigado”, em vez de perguntar “por quê você me deu isso?”.
Quando a pergunta é retórica. Uma pergunta retórica é uma pergunta que não espera uma resposta, mas é feita para enfatizar um ponto ou expressar uma emoção.“Por que Deus me abandonou?” é uma pergunta retórica que expressa tristeza ou desespero e não espera uma resposta real.

Como substituir o Por quê

O “por quê” é usado no final de uma frase interrogativa para indicar que a pergunta busca um motivo ou causa para algo. Nem sempre é possível substituí-lo por outra palavra ou expressão, mas em alguns casos é possível encontrar uma alternativa semelhante. Aqui estão algumas substituições comuns:

  1. Para perguntar sobre um motivo ou causa:
SinônimoExplicaçãoExemplo
Por qual razãoUsado para perguntar a razão ou causa de algo.Você não vai à festa, por qual razão?
Qual o motivoUsado para perguntar qual é o motivo ou a causa de algo.Você não gostou do filme, qual o motivo?
  1. Para expressar surpresa ou dúvida:
SinônimoExplicaçãoExemplo
De que formaUsado para expressar dúvida ou curiosidade sobre algo.Você não gostou do bolo, de que forma?
Como é queUsado para expressar surpresa ou choque com algo.Você não sabia disso, como é que pode?
Mas por quêUsado para expressar incredulidade ou surpresa.Você não vai à festa, mas por quê?
  1. Para mudar a ordem das palavras na frase:
SinônimoExplicaçãoExemplo
Por que motivoUsado para mudar a ordem das palavras na frase.Você não vai à festa por quê? -> Por que motivo você não vai à festa?
Qual é a razãoUsado para mudar a ordem das palavras na frase.Você não gostou do filme, por quê? -> Qual é a razão de você não ter gostado do filme?

Dicas para o uso correto

Então mais uma vez para resumir como usar cada um deles:

Por que = Usado no início das perguntas.
Por quê? = Usado no fim das perguntas.
Porque = Usado nas respostas.
O porquê = Usado como um substantivo.

Para não esquecer de como usar corretamente casa um dos porquês, segue uma dica que é sempre bem-vinda:

Uso dos porques
Agora você sabe como usar Por Que Porquê Por Que Por Quê e nunca mais vai se esquecer (Fonte: Armandinho)

Exercidos de Uso dos Porques

  1. (ENEM 2018) Em qual das opções a seguir o “por que” está empregado corretamente, indicando uma pergunta ou pedido de explicação?

a) O candidato não foi selecionado, por que não preencheu todos os requisitos necessários.
b) Por que não preencheu todos os requisitos necessários, o candidato não foi selecionado.
c) O candidato não foi selecionado porque não preencheu todos os requisitos necessários.
d) O candidato não foi selecionado, pois não preencheu todos os requisitos necessários.
e) O candidato não foi selecionado, uma vez que não preencheu todos os requisitos necessários.

Resposta: C

  1. (ENEM 2017) Qual das frases a seguir apresenta o emprego correto do “por que” em lugar da expressão “por qual razão”?

a) Por que razão você não compareceu à aula ontem?
b) Por qual razão você não comeu bolo de cenoura?
c) Por que razão você não consegue resolver a equação?
d) Por qual razão você não gosta de música clássica?
e) Por que razão você não viu o filme?

Resposta: A

  1. (ENEM 2016) Assinale a opção em que a forma “porque” aparece empregada com o mesmo valor semântico que em “Gosto de ficar em casa porque lá tenho tudo o que preciso”.

a) Não o convidei porque você sempre recusa os convites.
b) Deve haver uma explicação lógica para o fato de que, quanto menos se tem, mais se deseja ter porque é comum confundir desejo e necessidade.
c) A curiosidade de saber porque todos cochichavam a respeito do rapaz era maior do que a vontade de continuar na festa.
d) Línguas são mortas porque as culturas que as produziram também o são.
e) Ele adoeceu porque ficou muito tempo exposto ao sol.

Resposta: A

FAQ Rápido

Como usar os porquês?

O uso dos porquês é um dos assuntos da língua portuguesa que mais causa dúvidas. Para usar os vários porquês da forma correta, precisamos entender e distinguir as quatro formas: porque, porquê, por que ou por quê.

Como usar porque junto sem acento?

Começando pelo mais simples, o Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, que une duas orações que dependentes entre si sentido. O Porque é usado principalmente em respostas e em explicações. Para lembrar de quando usar, procure na frase se há indicação de causa ou explicação de alguma coisa. Esse porque pode ser substituto por:
pois
visto que
uma vez que
dado que

Como usar por que separado sem acento?

Já o Por Que é formado pela preposição seguida de um pronome interrogativo. Ele pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior.
Quando possui um caráter interrogativo, o por que é usado para iniciar uma pergunta e pode ser substituído por:
por qual motivo
por qual razão

Como usar por quê separado com acento?

Por quê é formado por uma preposição seguida de um pronome interrogativo tônico. Usado em interrogações, aparecendo sempre no final da frase, seguido de ponto de interrogação ou de um ponto final.
Por quê pode ser substituído por:
por qual motivo;
por qual razão.

Como usar porquê junto com acento?

Porquê é um substantivo masculino, podendo sofrer flexão em gênero: o porquê, os porquês. Esse Porquê é usado para indicar o motivo, causa ou razão de algo. Costuma ser usado quase sempre junto de um artigo definido ou indefinido (a, o , as, os, uma, um, umas, uns) mas também pode acompanhar um pronome ou numeral.
Esse Porquê pode ser substituído por:
o motivo
a causa
a razão

E não se esqueça de conferir outros assuntos por aqui, já que falamos um pouco sobre acento circunflexo, você pode estudar um pouco sobre morfossintaxe (estudo da morfologia e sintaxe juntos) e a nova norma ortográfica.

Deixe um comentário