Guia de como estudar para o Vestibulinho

Um guia rápido e prático de como estudar para o Vestibulinho. A Prova para ingressar na ETEC não é nenhum bicho de sete cabeças, mas para conseguir entrar é preciso estudar e ter dedicação!

Para isso, trouxemos aqui algumas dicas de como melhorar seus estudos e conseguir alcançar seus sonhos. Fique de olho!

Você também pode se interessar por:

Como estudar para o Vestibulinho

Para quem não sabe, o vestibulinho é um mini vestibular para entrar na ETEC. E aqui você vai encontrar algumas pequenas dicas de como alcançar uma nota suficiente para entrar.

Não são dicas muito extensas, mas dão trabalho de serem aplicadas. Assim como em qualquer outra prova, é necessário ter foco e dedicação para conseguir o resultado esperado. Não existe fórmula mágica!

Guia de como estudar para o vestibulinho
Guia de como estudar para o Vestibulinho

Conheça bem as matérias que vão cair na Prova da ETEC

As matérias que caem na Prova da ETEC, são elas que vão nortear os seus estudos durante as semanas de preparação. Basicamente, a prova vai cobrar os assuntos que geralmente são aplicados durante o ensino fundamental.

Faça um cronograma de estudos

Isso é muito importante também, mas o número de horas que você deve estudar depende muito de quando você vai começar a se preparar.

É interessante também organizar sua rotina e ter um local específico para o estudo, que não vá te distrair, que seja calmo e livre de outras atividades. Manter o foco é essencial nesse momento, então nada de celulares, músicas, televisões e afins. Crie um horário na sua agenda estritamente feito para estudar e que você não irá fazer nada além disso. Não precisa passar horas e horas estudando, mas é interessante que seja um pouquinho todos os dias.

Você também pode se interessar:

Faça bastante exercícios

Estudar não é só ler, você precisa fazer exercícios de todas as matérias, principalmente as que você tiver mais dificuldades.

São eles que vão te preparar para a Prova da ETEC, e quantos mais fizer, mais preparado vai estar.

Guia de como estudar para o vestibulinho
Guia de como estudar para o Vestibulinho

Foque nas matérias mais importantes

Tente estudar tudo, mas se o tempo estiver curto, foque nas matérias mais importantes e que mais caem. Esse é um segredo especial para quem está mais atrasado nos estudos.

Uma outra dica bastante legal é dedicar-se ao máximo nas matérias onde você não sente muita segurança ainda. As matérias que você tem facilidade, você já sabe que vai conseguir, mas o que vai te destacar são as que você geralmente não conseguiria.

Faça as Provas da ETEC anteriores

Isso é essencial, você precisa saber como a Prova da ETEC é. Você precisa resolver as provas e estudar no detalhe todas as questões que caíram nos semestres anteriores.

Geralmente as provas de instituições acabam tendo padrões de conteúdo, e se você conseguir reconhecer esse padrão, você já fica um passo a frente!

FAQ – Perguntas frequentes

O que é o Vestibulinho?

Vestibulinho é um exame que visa selecionar novos estudantes através de seus conhecimentos anteriormente acumulados, para assim definir quais serão ingressantes em instituições de ensino fundamental, ensino médio e ensino técnico, públicas ou particulares, cuja procura por vagas seja muito mais alta do que a oferta.

Como é o Vestibulinho?

O vestibulinho é composto por 50 questões de matemática, português, ciências humanas e ciências naturais. E os assuntos cobrados são os que você estudou durante todo o ensino fundamental.

O que é o ensino médio técnico?

Ele é reconhecido também como curso técnico integrado. Isso quer dizer que a instituição de ensino oferece ao aluno uma formação profissional articulada ao ensino médio. Dessa forma, ele cursa as disciplinas do ensino médio normalmente, conforme o currículo das outras instituições.

Qual a diferença entre ensino médio e ensino técnico?

O Ensino Médio corresponde ao ensino instituído em uma escola contínua, enquanto Ensino Técnico é aquele em que existe um diploma oferecido pelo Ministério da Educação (MEC), com cargas horárias específicas ao final do ensino.

Qual o preço da ETEC?

Todos os cursos são gratuitos. A Etec é uma instituição pública que oferece os Ensinos Médio, Técnico, Integrado e Especialização Técnica, sob a administração do Centro Paula Souza (CPS), autarquia do Governo do Estado de São Paulo.

O que significa ETEC?

ETEC é a sigla que as pessoas normalmente usam para falar das escolas de ensino técnico pertencentes à rede estadual de educação, especialmente em São Paulo.

Como ingressar no ETEC?

Para ingressar na ETEC, o estudante deve passar por um processo seletivo que ocorre todo semestre: o Vestibulinho. A seguir, saiba como funcionam os cursos da ETEC, quais os cursos técnicos e como se inscrever no processo seletivo.

Gostou do conteúdo? Que tal dar uma olhadinha em outros assuntos?

Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para ficar por dentro de tudo!

Deixe um comentário